quinta-feira, março 28, 2024
Home > Artigos > 10 dicas essenciais para abrir um escritório de contabilidade

10 dicas essenciais para abrir um escritório de contabilidade

Justiça Federal livra empresa de pagar 10% sobre FGTS em demissão

Quer abrir um escritório de contabilidade? Para ingressar no mercado com o pé direito, é preciso investir em uma boa formação e estar sempre atualizado com assuntos da sua área. Na contabilidade não é diferente.

Uma alternativa adotada por muitos profissionais é investir em seu próprio negócio e desenvolver trabalhos diferenciados, mas para dar certo é preciso conhecimento e muita dedicação.

Neste post vamos dar dicas das melhores formas de entrar no mercado de contabilidade. Confira:

Preparação para entrar no mercado de contabilidade

Para ingressar na área contábil é indiscutível investir em uma instituição de ensino superior de qualidade. Mas a graduação por si só, não é suficiente. O profissional deve apostar nos estudos constantes e aperfeiçoar o seu conhecimento.

Busque uma pós-graduação, cursos e treinamentos e não pare de estudar. O mercado traz novos conceitos todos os dias e o profissional que se mantém atento e atualizado, com certeza estará sempre um passo à frente.

gestão contábil

Procure se destacar

A concorrência do mercado é muito forte e uma maneira de superar e conquistar novos clientes é se destacando na área contábil. Como?

Busque por ideias que atendam às demandas de trabalho de forma atrativa e sustentável, seja perceptivo, fique atento às novas oportunidades e promova alternativas de solução rápidas e fáceis.

Esteja sempre em busca de novos conhecimentos

Para o profissional da área contábil é muito importante estar sempre antenado e informado. A profissão exige conhecimentos de outras áreas, como administração, ciência jurídica, raciocínio matemático e comercial. Então, estar atento é indiscutível.

Além das tarefas exercidas em seu próprio escritório, o contador pode oferecer consultorias a empresas, auditoria e trabalhar com perícia contábil.

Invista em programas e softwares

É preciso ficar atento sempre às novas tecnologias. A maioria dos escritórios de contabilidade estão aderindo a essas ferramentas. Possuir um software de gestão facilita e muito a vida do profissional, além de otimizar tempo e reduzir custos na folha de pagamento.

Para entrar no mercado da contabilidade é primordial conhecer e investir em programas preparados para executar as tarefas do seu escritório.

sistema de contabilidade

O que é preciso fazer para abrir um escritório contábil?

A contabilidade hoje, possui métodos e sistemas diferentes dos utilizados antigamente, tendo como função contabilizar tudo que determinadas pessoas e empresas possuem em seus nomes, principalmente quando se fala de empreendimentos.

O contador pode ser o responsável por criar uma gestão do fluxo de capital de uma empresa, pode fazer um planejamento financeiro para clientes, auditoria em contas, entre outras atividades.

Veja o que é preciso para abrir seu escritório de contabilidade:

Investimento

O investimento irá variar de acordo com a expectativa e intenção do empreendedor, já que dependerá da estrutura que se deseje aplicar na implementação do escritório de contabilidade.

Estrutura

O tamanho da estrutura física de um escritório de contabilidade irá depender essencialmente da perspectiva profissional do contabilista. No entanto, entende-se que o ideal para o início é contar com espaço físico mínimo de 30 m², considerando a premissa de que, no início, praticamente todas as atividades profissionais sejam desempenhadas pelo próprio contabilista.

Exigências Legais

O empreendedor deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas. São elas:

Registro da empresa nos seguintes órgãos:

– Junta Comercial;

– Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

– Secretaria Estadual de Fazenda;

– Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;

– Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);

– Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

– Corpo de Bombeiros Militar;

– Registro do escritório de contabilidade junto ao Conselho Regional de Contabilidade.

Visita a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu escritório de contabilidade para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.

Dicas de Negócio

O candidato a empresário no segmento de escritório de contabilidade deve entrar neste negócio consciente de que terá que estar presente tempo integral, principalmente no início das atividades do novo empreendimento, tanto na parte comercial, quanto operacional e na gestão financeira do negócio.

A e-Contab possui as ferramentas ideias para o desenvolvimento do seu trabalho. A empresa comercializa sistemas contábeis através do modelo “pague o quanto usa” que consiste em vender os sistemas separadamente das atualizações e serviço de suporte técnico o que desobriga o cliente de ter a necessidade de arcar com uma mensalidade.

Esse modelo proporciona ao cliente a possibilidade de adquirir somente as atualizações que realmente precisa e suporte sob demanda de acordo com o volume de dúvidas que pode ser maior ou menor em determinados períodos específicos.

Os sistemas e-Contab são modulares e integrados o que também representa grande vantagem ao cliente, pois permite que adquira um ou mais módulos conforme sua necessidade.

folha de pagamento

Deixe um comentário