quinta-feira, março 28, 2024
Home > Artigos > 11 dicas de gerenciamento financeiro eficiente para a sua empresa

11 dicas de gerenciamento financeiro eficiente para a sua empresa

Novas regras de enquadramento do MEI

O gerenciamento financeiro efetivo é vital para a sobrevivência e o crescimento dos negócios. Envolve planejar, organizar, controlar e monitorar seus recursos financeiros para alcançar seus objetivos de negócios.

A gestão financeira deve se tornar parte dos processos-chave da sua empresa e ser incluída no seu planejamento contínuo. Aqui estão dez maneiras pelas quais sua empresa pode sobreviver por meio de uma melhor gestão financeira:

O que é gestão financeira?

Você não precisa ser contador ou ser treinado como diretor financeiro. Os empresários mais bem-sucedidos conhecem suas falhas e contratam especialistas financeiros. Mas, como proprietário-gerente, você deve ser capaz de entender e usar os principais resultados de um bom sistema de gestão financeira.

Por exemplo, você sabe qual é o índice atual de ativos / passivos da sua empresa? Você sabe o que deveria ser? Você conhece o volume de negócios de seus devedores, o volume de negócios dos seus credores e o volume de negócios de suas ações? Você tem metas configuradas para isso?

Se você não faz, é hora de aprender o básico. Faça um curso, leia um livro ou sente-se com seu contador ou auditor para algumas sessões de aprendizagem.

Devo limitar despesas para realizar um gerenciamento financeiro?

É muito fácil expandir em uma economia fraca. Pode-se dizer com segurança que quando um negócio se expande, por exemplo abrindo uma nova filial, o proprietário subestimará a dificuldade operacional e o custo.

Quando isso acontece em uma queda econômica, os resultados podem ser fatais. O perigo é ainda maior se você se estender a mercados ou indústrias desconhecidas. Como regra geral, não tente expandir-se durante uma recessão econômica.

É claro que muitas oportunidades se abrem durante uma desaceleração, principalmente porque muitos de seus concorrentes podem ter problemas. A regra geral não pode ser absoluta, e cuidadosamente movimentos expansivos sempre devem ter um lugar em sua estratégia. Mas tenha muito cuidado.

Reduzir o marketing?

A primeira coisa que os proprietários de empresas tendem a reduzir em tempos difíceis é o marketing, porque os resultados do esforço de marketing de uma empresa são menos imediatos e tangíveis do que, digamos, a produção.

Parece, portanto, que uma empresa pode passar sem um período de tempo. Mas isso geralmente é um erro. Se alguma coisa deve ser mantida em tempos difíceis, o marketing é uma delas, já que uma empresa deve sempre aumentar sua visibilidade no mercado.

O foco no marketing de sua empresa deve se tornar mais nítido e você e sua equipe devem aumentar seu tempo e energia no marketing. Um bom lugar para colocar o foco do seu esforço de marketing é com seus clientes existentes. Expanda sua oferta para eles. Existe algo que você pode vendê-los acima da sua compra habitual?

Qual sistema de gerenciamento financeiro devo contratar?

Aqui está uma lista de verificação rápida para garantir que sua empresa tenha sistemas robustos que lhe permitam vender a crédito e sobreviver a uma desaceleração. Um sistema eficiente precisa ter:

  • Controle de contas a pagar e receber;
  • Integração com as principais instituições financeiras através de remessa e retorno de arquivos eletrônicos de títulos a pagar e receber (CNAB);
  • Controle de duplicatas descontadas;
  • Movimentação bancária, conciliação bancária;
  • Fluxo de caixa;
  • Adiantamento de clientes e fornecedores.

Preciso de um sistema de estoque também?

O controle de estoque eficiente garante que você tenha a quantidade certa de estoque disponível no momento certo para que seu capital não seja amarrado desnecessariamente.

Você deve colocar os sistemas no lugar para acompanhar os níveis de estoque – assumir o controle disso permitirá liberar dinheiro, ao mesmo tempo que tem a quantidade certa de estoque disponível.

O estoque é empatado em dinheiro, e em tempos difíceis você precisa liberar o máximo de dinheiro possível. Mantenha os níveis mínimos de estoque com os quais você pode obter.

Isso exigirá que você conheça o volume de negócios de todas as suas linhas, para que você possa se concentrar em se livrar de seu estoque lento, mesmo negociando para devolvê-lo ou substituí-lo por itens que se movem mais rapidamente.

Como melhorar meu faturamento?

Um bom sistema de faturamento assegurará que suas faturas sejam enviadas a tempo e possui mecanismos internos para garantir que as faturas sejam pagas a tempo e para acompanhar se elas não estiverem.

Você deve monitorar regularmente o progresso do seu negócio. Diariamente, você deve saber quanto dinheiro você tem no banco, quantas vendas você está fazendo e seus níveis de estoque. Você também deve revisar sua posição em relação aos objetivos estabelecidos em seu plano de negócios mensalmente.

Devo ter um plano de negócios?

Um plano de negócios estabelecerá onde você está e onde deseja estar nos próximos anos. Ele deve detalhar como você vai financiar seu negócio e suas atividades, o dinheiro que você precisa e de onde virá.

Todo empresário tem um plano, alguns em suas cabeças, alguns rabiscados em notas aleatórias e alguns em formatos mais formais. De alguma forma, os empresários mais bem-sucedidos são aqueles cujos planos:

  • Inclua previsões detalhadas do fluxo de caixa
  • São rotineiramente atualizados – uma vez por mês pelo menos
  • São rotineiramente utilizados, estudados e referidos.

Planeje metas de longo prazo

Nunca é muito cedo para preparar o cenário para cumprir seus objetivos de longo prazo. Aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a manter seu foco no futuro:

Visualize o seu objetivo: pense em como é que se deve possuir um carro ou casa, embarcar em uma viagem ao redor do mundo, começar um negócio ou mesmo se aposentar antecipadamente! Em seguida, compromete-se a fazê-lo acontecer.

Planeje seu orçamento com cuidado e veja seus gastos: usar um software de gerenciamento pode tornar muito mais fácil para você gerenciar seu orçamento e encontrar maneiras de economizar.

Comprometa-se: guarde uma determinada quantia de seu cheque de pagamento mensalmente.

Por que devo fazer um gerenciamento financeiro?

Uma boa gestão financeira ajudará o seu negócio a usar efetivamente os recursos, a cumprir os compromissos com suas partes interessadas, obter vantagem competitiva e se preparar para a estabilidade financeira a longo prazo.

Cumpra os prazos dos impostos

A falta de cumprimento dos prazos para a apresentação de declarações fiscais e pagamentos pode incorrer em multas e juros. Estes são custos desnecessários que podem ser evitados com algum planejamento futuro.

Manter registros precisos economiza tempo e dinheiro para seus negócios e você pode ter certeza de que você está pagando somente o imposto que você deve. Portanto, é importante que você atenda suas obrigações, um contador pode te ajudar neste processo.

Lide com problemas quando surgem

É sempre muito estressante enfrentar problemas financeiros como um negócio, mas há ajuda e conselhos disponíveis para ajudá-lo a enfrentá-los antes que ele consiga demais para lidar com isso, procure aconselhamento profissional o mais rápido possível.

Há também algumas etapas iniciais que você pode tomar para minimizar o impacto, como abordar as dívidas de prioridade primeiro e avaliar como você pode melhorar seu gerenciamento de fluxo de caixa. Mas lembre-se que um sistema de gestão financeira pode reduzir seu tempo de gerenciamento pela metade, uma vez que organiza todas as informações sozinho e te entrega resultados precisos e rápidos.

Deixe um comentário