sexta-feira, abril 3, 2020
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4 coisas que destroem sua produtividade (e você já fez)

Todo mundo possui certos hábitos e atitudes que se tornam constante durante toda a vida. Existem aqueles que acordam duas horas antes de ir trabalhar, aqueles que acordam quinze minutos antes e saem na correria. Sem contar naqueles que jamais misturam comida com alguma bebida líquida, enquanto outros não comem sem ter algo para beber. Não é mesmo?

Só que certos hábitos, podem prejudicar nossa vida pessoal e profissional também. Ao longo da rotina de trabalho, por exemplo, pequenos hábitos e atitudes podem atrapalhar a realização de tarefas e o cumprimento de prazos. Muitas dessas ações podem até passar despercebidas e não se mostram prejudiciais à primeira vista, mas suas consequências são danosas e geralmente têm potencial nocivo.

Por isso preste bastante atenção nas quatro coisas que destroem sua produtividade e você provavelmente já fez hoje.

 

Acordar x Celular

Levantar da cama cedo pode ser ótimo para ter ânimo pelo resto do dia. Agora, por mais tentador que seja, perder minutos ou até horas de sono só para saber o que há de novo no feed do Instagram ou do Facebook, pode te deixar menos produtivo e cansado durante o dia.

A maioria das pessoas não levanta da cama sem pelo menos ver se não possui nenhuma notificação no celular. Elas acordam e já ligam o aparelho à procura de novidades e informações. Só que atitudes assim podem atrapalhar o seu rendimento diário.

Mas existe uma solução que pode ser colocada em prática. Adie a hora de checar as redes sociais até o almoço, por mais que possa parecer impossível, vale a pena tentar. Assim você levanta mais calmo e tranquilo e toma o café sem pressa.

Fazer x Tudo

Listas de tarefas podem ajudar, mas acumular várias coisas pode nos paralisar. Fingir que conseguimos fazer tudo acaba com nossa produtividade. Fuja de checklists exageradamente otimistas.

Nunca tente abraçar o mundo diariamente. Uma luta por vez! Não adianta sair fazendo tudo de uma vez correndo e ter que refazer no final do dia. É melhor fazer tudo no seu tempo, para não correr o risco de ficar com retrabalho.

Uma solução? Não coloque mais de três coisas na sua lista de tarefas e trace um objetivo maior a cada dia. Aprenda a estabelecer prioridades, assim você otimiza seu tempo e aumenta sua produtividade.

Tempo x Tarefas

É fácil se embrenhar por tarefas menores e mais prazerosas, deixando de lado o trabalho mais importante. Isso se chama “mentir para si mesmo”. Perder tempo demais com pequenos afazeres pode ser uma distração perigosa.

Você gasta suas energias fazendo aquilo o que gosta e não se importa de fazer. E acaba deixando por último aquilo que exige mais atenção e você talvez não goste. Isso transforma seu dia em um pesadelo, e da aquela sensação que o tempo não passa.

Solução: estipule alguns alvos para atingir a cada mês ou quinzena e avalie aquilo que não ajudará a alcançá-los.

Tarefas x Importante

Provavelmente a tarefa mais importante que você precisa fazer hoje é também a menos empolgante. Como dito no último item, é muito fácil se envolver com coisas menos relevantes e mais divertidas, que não trazem o mesmo nível de ansiedade que as outras. Do que ficar quebrando a cabeça apara fazer outras que parecem não ter solução. Não é mesmo?

Essa é uma atitude que deve ser mudada, afim no final do dia elas vão ter que estar feitas. Antes começar no modo hard e ir para casa leve, do que começar tranquilo e voltar para casa com meio trabalho feito e com cansaço.

Solução: pense em algo que você queira fazer menos ainda. O seu “eu procrastinador” voltará as atenções para aquilo e a tarefa se tornará mais aceitável na comparação.

Quais dessas coisas você já fez hoje? Quais delas você vai começar a colocar em prática? Deixe para gente nos comentários.

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