quinta-feira, abril 25, 2024
Home > Artigos > 5 pilares do escritório contábil

5 pilares do escritório contábil

Para manter ou abrir um escritório contábil atualmente é necessária muita atenção, já que é uma área bastante concorrida, não é?

São muitos os profissionais atuantes e um número expressivo deles que sonham em abrir o seu próprio escritório. Quem se aventura nessa empreitada deve ser um verdadeiro empresário contábil.

O sucesso de um negócio é a constante preocupação em prestar serviço de excelência para seus clientes, tendo em mente os 5 pilares básicos que vamos descrever a seguir. Confira!

 

Investimento em profissionais qualificados

Quando falamos de investimento em bons profissionais, não falamos apenas na contratação de contadores com boa formação de base e experiência no mercado. Isso garante a qualidade deles no momento em que entram na empresa. Para que essa excelência se mantenha ao longo dos anos, é necessário investir em aprendizado contínuo.

É que a legislação brasileira, principalmente a tributária, muda diariamente. Assim, apenas com um acompanhamento constante das mudanças, além do investimento em cursos e treinamentos específicos, é que o escritório contábil conseguirá manter a qualidade de seus serviços.

 

Excelência no atendimento

O escritório contábil presta serviços que dependem de muita confiança dos clientes, uma vez que lidam com informações econômicas e financeiras sensíveis e sigilosas das empresas. Por isso, é muito importante que o serviço prestado seja feito com excelência para que transmita essa confiança e não empurre o cliente para a concorrência.

Assim, é importante que o escritório contábil esteja atento aos seus canais de comunicação com o cliente, já que uma das principais dificuldades que enfrentam é um diálogo deficiente e demorado. Por isso, trabalhe para que as dúvidas e questionamentos sejam respondidos de modo rápido (dê preferência para e-mails curtos e telefonemas) e eficaz.

Além disso, fique sempre atento a possíveis erros na prestação de seus serviços. Por isso o investimento em treinamento é tão importante.

 

Preço adequado dos serviços contábeis

Todo serviço precisa ter uma remuneração adequada para o escritório contábil e justa para o cliente. Assim, é importante que o contador avalie cada detalhe ao elaborar sua proposta de serviços contábeis, desde as características do contratante, até a complexidade e tempo que será gasto em cada uma das atividades que serão executadas. Somente assim terá condições de estabelecer seus honorários de forma adequada.

 

Uso de sistema informatizado de gestão

Se há um tempo atrás investir em um sistema informatizado de gestão era um diferencial, atualmente tornou-se um quesito básico para qualquer escritório contábil. Em tempos como o nosso, em que a produtividade deve ser garantida sem altos custos, ter um sistema adequado garante que tarefas sejam repetidas e torna o procedimento mais rápido, seguro e eficaz.

 

Cultivo de bons clientes

Para que o escritório se desenvolva com saúde é fundamental formar uma boa base de clientes e isso somente acontecerá se, além de conquistar novos clientes, souber manter fiéis aqueles já conquistados.

Conquistar novos clientes depende de investimento em publicidade e no fortalecimento de sua marca, claro que sempre dentro das diretrizes do código de ética da profissão. Mas a indicação é ainda a forma mais eficaz e isso somente ocorrerá quando a qualidade do serviço prestado é excelente.

Por isso, está aí a razão de se seguir à risca todos os pilares que mencionamos acima. É que assim o escritório contábil manterá fiéis seus clientes conquistados e ainda gerará a possibilidade de que o indiquem para outros potenciais clientes e interessados.

contabilidade

Deixe um comentário