Home > As 5 maiores tendências na Contabilidade e as oportunidades que elas oferecem aos contadores em 2016

As 5 maiores tendências na Contabilidade e as oportunidades que elas oferecem aos contadores em 2016

  1. Atendimento especializado e consultoria

Hoje o profissional de contabilidade precisa ser muito mais do que aquele profissional que apenas realizava a escrituração dos livros fiscais e emissão de guias de recolhimento de outrora. Com a criação e implantação gradual do projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) que ocorreu nos últimos anos, o profissional de contabilidade vem se atualizando e se especializando nessa nova reestruturação das demonstrações e entregas fiscais e contábeis como um todo e com isso a profissão está em alta.

Com isso, abriu-se uma oportunidade de efetuar consultorias especializadas nas empresas, tanto na área fisco/contábil como em RH, o empresário brasileiro atualmente não pode deixar de enviar informações precisas aos órgãos competentes, sob pena de responder cível e criminalmente e é ai que a consultoria contábil especializada entra, trabalhando para que o empresário informe corretamente essas informações e faça o recolhimento de impostos da maneira mais econômica possível, dando opções de investimentos em estratégias de negócio.

  1. Investimento em cursos e treinamentos

O conhecimento sobre os métodos e validações dessa nova forma de apresentação das entregas fisco/contábeis, faz com que o profissional de contabilidade que quer ter sucesso e, possui a projeção em criar carreira na área contábil, esteja obrigado a se habituar as novas legislações e obrigações que mudam quase que diariamente e a ter conhecimento prático e teórico nas soluções informatizadas governamentais e de terceiros. Muitas vezes para adquirir esse conhecimento é necessário investimento em cursos e treinamentos na área para a especialização no assunto.

Um dos temas mais abordados na atualidade são os pontos de convergência das entregas escrituradas no SPED, pois as divergências constantes nas entregas servem como ponto de partida para eventuais fiscalizações.

  1. Integração total dos serviços prestados

A utilização de informações integradas garante a confiabilidade e segurança no ato da entrega dos dados, pois como abordado no tópico anterior, divergências e inconsistências são decorrentes de extração de dados descentralizados, isto para entregas diferentes ou para a mesma entrega de períodos diferentes, como por exemplo, é comum os livros de entradas apresentar divergências na entrega do SPED ICMS/IPI e o SPED Contribuições, ou divergências de saldos de créditos acumulados entre dois períodos sequenciais.

A integração destas informações consiste em um trabalho analítico e estruturado, com ferramentas adequadas para cada tipo de empresa, respeitando as suas necessidades e particularidades.

Contudo a globalização que a cada mês aumenta através de novas ferramentas, rede sociais, melhores dispositivos e periféricos, qualquer profissional em qualquer área precisa estar sempre presente e conectado. Se você ainda é daqueles tradicionais que seguem rígidos horários de trabalho, fecha seu negócio em horário de almoço, desliga o celular, não tem perfil em rede social, não tem um site especializado, não usa softwares mensageiros, reveja sua maneira de trabalhar tenha certeza que está perdendo potenciais clientes para o seu negócio, hoje todos querem informação rápida, precisa e em qualquer lugar.

  1. Investimento em tecnologia de informação

Escritórios contábeis e profissionais de contabilidade autônomos que não investirem em tecnologia de informação, com toda certeza não terão sucesso no trabalho. Com a grande quantidade de obrigações acessórias, novas legislações e o aumento de especialização que os empresários e o mercado como um todo cobra do profissional contábil, é essencial ter uma ferramenta que auxilie no dia-a-dia, realizando os fechamentos contábeis e de folha de pagamento, mantendo em dia a escrituração fiscal e gerando os impostos de maneira precisa, exportando os mesmos para todas as obrigações acessórias governamentais. Mas para isso, você já pode contar com a solução voltada integralmente para gestão contábil da e-Contab, conheça clicando aqui.

  1. Apostar em mídias sociais

Apesar de alguns ainda torcerem o nariz quando falamos em rede-sociais, elas podem ser uma ótima opção para quem quer gastar pouco ou nada e expor sua prestação de serviços e produtos para possíveis compradores. Não tenha medo de criar um perfil profissional ou uma página do seu negócio em mídias sociais como Facebook, Linkedin e outras. Existem vários cursos e dicas de como criar páginas profissionais nesses sites de relacionamento. Aproveite, pois elas estão aí para que as usemos, cabe a nós saber tirar proveito disso e captar interessados para o nosso negócio.

Depois de ter lido essas 5 tendèncias e oportunidades, se identificou com alguma delas ? Acha que pode melhorar o seu negócio ? Como imagina a sua prestação de serviço de contabilidade daqui a um ou dois anos ?

Faça essas perguntas e se achar que pode melhorar, mas precisa de ajuda, conte conosco da equipe e-Contab – Sistemas Contábeis. Tenho certeza que temos uma solução viável e madura para o seu negócio contábil.

Autor: Daniel Martins – Ger. Comercial da e-Contab Sistemas.