quinta-feira, julho 9, 2020
Home > Artigos > B.E.M. – Prorrogação, redução e cancelamento

B.E.M. – Prorrogação, redução e cancelamento

B.E.M. – Prorrogação, redução e cancelamento Veja as novas funcionalidades trazidas pelo Manual de Leiaute do Arquivo B.E.M. versão 3.0.

A versão 3.0 do Manual de Leiaute do Arquivo B.E.M. trouxe novas funcionalidades que falaremos nesse texto, como: a redução, cancelamento dos benefícios e a prorrogação.

No manual é possível verificar os leiautes, formatação e orientação, para que as informações sejam preenchidas no empregador web, e para que seja possível gerar o arquivo no formato exigido pelo Empregador Web, para importação do arquivo dentro do site.

Leiaute para Cancelamento

Nesse caso será possível cancelar um acordo já realizado.

O acordo de suspensão ou redução de carga horária perdera totalmente a validade. Caso seja cancelado, as parcelas serão canceladas e se já tiverem sido pagas/emitidas, deverão ter seus valores devolvidos.

Para realizar o cancelamento individual no site:

Benefício Emergencial à Consultar à Digite o CPF do trabalhador no campo apresentado na tela à Clique no nome do trabalhador que deseja CANCELAR o acordo à Selecione a opção CANCELAR.

Leiaute para Redução de Vigência

A funcionalidade de redução de vigência possibilitará antecipar o fim de um acordo ativo. 

É provável que em virtude do retorno antecipado do trabalho, seja necessário antecipar o fim do acordo para que os trabalhadores voltem a rotina normalmente. Não é necessário submeter um arquivo para utilizar este recurso e pode ser feito usando a funcionalidade localizada no menu:

Benefício Emergencial à Consultar à Digite o CPF do trabalhador no campo apresentado na tela à Clique no nome do trabalhador que deseja REDUZIR A VIGÊNCIA à Selecione a opção REDUZIR VIGÊNCIA. 

* Caso contrário deve ser criado um arquivo seguindo o leiaute abaixo.

Leiaute para Prorrogação  

A funcionalidade de prorrogação possibilitará estender o tempo (prazo) de um acordo.

Neste caso poderá realizar uma prorrogação de um acordo já existente e não necessariamente ter que realizar um novo acordo. Da mesma forma da redução, essa funcionalidade também está disponível para ser realizada individualmente.

Para realizar a prorrogação individualmente, utilize a funcionalidade no menu: 

Benefício Emergencial à Consultar à Digite o CPF do trabalhador no campo apresentado na tela à Clique no nome do trabalhador que deseja PRORROGAR O TEMPO DO ACORDO à Selecione a opção PRORROGAR.

Validar Leiaute Bem

Ao acessar o site para validar o Leiaute, você terá 4 opções para validação, no campo tipo de arquivo: Cadastro, Cancelamento, Prorrogação e Redução. Deverá selecionar o tipo, para que consiga validar o arquivo.

O manual traz exemplos do arquivo a ser gerado para importação no site.

Uma informação bem importante é que:  arquivos transmitidos em lote visando a redução, prorrogação e cancelamento possuem leiautes distintos e precisam ser enviados de forma separada.

Fonte: Contábeis