quinta-feira, abril 25, 2024
Home > Como fazer? > Consulta Qualificação Cadastral para o e-Social

Consulta Qualificação Cadastral para o e-Social

Empresas optantes pelo Simples Nacional terão 30 dias para negociar débitos

O que é?

A Qualificação Cadastral é uma ferramenta disponível no Portal do eSocial que possibilita a consulta dos dados cadastrais dos funcionários nas bases de registro do Número de Identificação Social (NIS) e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Estando todos os dados corretos, o empregado estará apto a ser cadastrado no eSocial pelo seu empregador.

Como Funciona?

Para a consulta da Qualificação Cadastral, é necessário acessar o endereço:

http://www.esocial.gov.br/QualificacaoCadastral.aspx

É possível acessar a Consulta Cadastral On-line (não possibilita importação de arquivos, preenchimento individual, funcionário a funcionário, e não necessita de Certificado Digital), ou a Consulta Cadastral em Lote (possibilita a importação de arquivo, vários funcionários, e necessita de Certificado Digital).

Para a opção de Consulta Cadastral em Lote, a e-Contab desenvolveu uma ferramenta para Auxiliar o usuário na exportação dos dados,  análise do arquivo de retorno.

Em: UTILITÁRIOS->EXPORTAÇÃO DE DADOS->E-SOCIAL->QUALIFICAÇÃO CADASTRAL, será apresentado uma tela para selecionar quais funcionários serão enviados no arquivo.

01

Ao acessar a Consulta Qualificação Cadastral em lote, será solicitado o Certificado Digital, e após a  sua validação, será apresentado a tela para fazer o upload do arquivo gerado no sistema:

02

Obs: Verificar as “instruções para utilização” da página.

04

Após o envio do arquivo, é apresentado na tela a mensagem de que o arquivo foi enviado com sucesso, e que será processado em até 48 hrs.

05

Após o prazo estipulado pelo e-Social (48 hrs após o envio), deverá acessar novamente a página do e-Social da Qualificação Cadastral ( http://www.esocial.gov.br/QualificacaoCadastral.aspx) e selecionar a opção download:

06

Obs: Geralmente o download é depositado em “Meus Documentos” na pasta “Downloads”.

A análise do arquivo de retorno sem um software para auxiliar é bastante complicada, pois as informações disponíveis no arquivo são baseadas no layout, e para compreender o arquivo teria que fazer a consulta no layout para identificar o que significa cada campo.

07

Por isso, a e-Contab disponibilizou a ferramenta de Análise da Qualificação Cadastral.

Através do menu UTILITÁRIOS->IMPORTAÇÃO DE DADOS->E-SOCIAL->ANÁLISE QUALIFICAÇÃO CADASTRAL, selecionar o arquivo que foi baixado do Portal do eSocial:07

Ao solicitar a impressão/visualização, será demonstrado o relatório contendo a análise do arquivo de retorno, demonstrando os funcionários e suas inconsistências cadastrais, se houver.

09

Deixe um comentário