quinta-feira, abril 18, 2024
Home > SEM CATEGORIA > Copia de segurança – Métodos de Prevenção:

Copia de segurança – Métodos de Prevenção:

Qual é a importância de fazer cópias de segurança?

Cópias de segurança dos dados armazenados em um computador são importantes, não só para se recuperar de eventuais falhas, mas também das conseqüências de uma possível infecção por vírus, ou de uma invasão.

Quais são as formas de realizar cópias de segurança?

Deve-se realizar as cópias para qualquer módulo dos sistemas E-contab pelo menu Utilitários – Ferramentas do sistema – Cópia de segurança – apontar para o caminho desejado e poderá renomear o arquivo com o nome desejado (nenhum módulo poderá estar aberto);

Também pode-se fazer a cópia direto do bando de dados, porém para isso, nenhum módulo poderá estar aberto > Firebird – copiar o arquivo de banco de dados que está na pasta TABELAS (exemplo – C:\Sistemas\Econtab\tabelas\econtab.gdb) para um outro diretório (local desejado para gravação de cópia de segurança);

Com qual frequencia deve-se fazer cópia de segurança?

A freqüência com que é realizada uma cópia de segurança e a quantidade de dados armazenados neste processo depende da periodicidade com que o usuário cria ou modifica arquivos. Cada usuário deve criar sua própria política para a realização de cópias de segurança; recomendamos sempre ter cópias renomeadas de semanas anteriores, pois se uma estiver corrompida, terá a possibilidade e escolha de outra cópia do mesmo módulo;

Que cuidados deve-se ter com as cópias de segurança?

Mídia utilizada. A escolha da mídia para a realização da cópia de segurança é extremamente importante e depende da importância e da vida útil que a cópia deve ter. A utilização de pendrives para armazenar um pequeno volume de dados que estão sendo modificados constantemente é perfeitamente viável. Mas um grande volume de dados, de maior importância, que deve perdurar por longos períodos, deve ser armazenado em mídias mais confiáveis, como por exemplo os CDs ou DVDs.

Local de armazenamento. Cópias de segurança devem ser guardadas em um local condicionado (longe de muito frio ou muito calor) e restrito, de modo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a este local (segurança física).

Cópia em outro local. Cópias de segurança podem ser guardadas em locais diferentes. Um exemplo seria manter uma cópia em casa e outra no escritório.

Que cuidados deve-se ter com o envio de um computador para manutenção?

É muito importante fazer cópias de segurança dos dados de um computador antes que ele apresente algum problema e seja necessário enviá-lo para manutenção ou assistência técnica.

Em muitos casos, o computador pode apresentar algum problema que impossibilite a realização de uma cópia de segurança dos dados antes de enviá-lo para a manutenção. Portanto, é muito importante que o usuário tenha disponível cópias de segurança recentes de seus dados. Não se pode descartar a possibilidade de, ao receber seu computador, ter a infeliz surpresa que todos os seus dados foram apagados durante o processo de manutenção.

Tenha sempre em mente que procurar uma assistência técnica de confiança é fundamental, principalmente se existirem dados sensíveis armazenados em seu computador.

 

Equipe e-Contab

Deixe um comentário