Home > Tópico > Como fazer cópia de segurança e restauração de dados?

Como fazer cópia de segurança e restauração de dados?

Blog Fóruns Dúvidas Gerais Como fazer cópia de segurança e restauração de dados?

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #278
    Ana
    Membro

    Geração da Cópia de Segurança (backup)

    Acesse o menu: Utilitários=>Ferramentas do Sistema=>Cópia de Segurança.
    1

    No campo “Informe drive, diretório e nome do arquivo de cópia:” selecione o local onde irá salvar o arquivo.
    2
    Obs: Se alterar o nome da cópia, lembre-se de deixar a extensão “.zip”

    • “Incluir Modelos de Documentos” grava também no backup documentos que foram modificados ou criados no Gerador de relatórios.
    • “Gera Cópia dos demais sistemas” gera backup de todos módulos que possui da e-Contab (um arquivo para cada)

    3

    Ao final aparece as empresas que deseja realizar o backup, se marcar a opção “Todas Empresas” no arquivo irá gravar as informações de todas empresas.  Se deseja gerar o backup de apenas empresas especificas, marque apenas as desejadas.
    4

    Para gravar o arquivo clique na opção “Efetua Cópia” e aguarde até aparecer a  mensagem “Cópia de Segurança criada com sucesso.”
    5

    É extremamente necessário aparecer essa mensagem, se não aparecer o arquivo não foi gerado corretamente e não será possível restaurar essa as informações desse backup.

    Restauração dos dados:

    Acesse “Utilitários=>Ferramentas do Sistema=>Restauração de Dados”
    6

    Localize o arquivo de backup no campo “Informe drive, diretório e nome do arquivo de cópia:”
    2

    Atenção as Opções:

    7

    • A opção de “Substituir dados existentes” irá apagar todas informações que já tiver no seu sistema, inclusive empresas e movimentações dos outros módulos  e ficará apenas as informações que contiver no backup.
    • A opção “Incluir Modelos e Documentos”, trará as informações que foram alteradas/Incluídas no gerador de relatórios, somente se no ato de gerar o backup também fora selecionado esta opção.

    Ao final aparece as empresas que contém no backup, se marcar a opção “Todas Empresas” será restaurado as informações de todas empresas.  Se deseja restaurar apenas empresas especificas, marque apenas as desejadas.
    4

    Após clique em “Restaura Copia” para restaurar as informações do Backup.
    8

    Obs: A restauração de backup, trás para o sistemas as informações contidas no backup, substituindo as informações existentes (das empresas selecionadas no ato da restauração), ou seja, não junta as informações. O sistema restaura as informações que tinha até o ato da geração da cópia.

    Exemplo: Se no sistema tem informações lançadas referente até competência 05/2017, e no backup a restaurar tem somente informações referente até o mês 04/2017, ao restaurar a cópia o sistema ficará com as informações contidas no backup, ou seja, referente até ao mês 04/2017, as informações posteriores será necessário lança-las novamente.

     

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.