Home > Tópico > Como Parametrizar o Livro Caixa?

Como Parametrizar o Livro Caixa?

Blog Fóruns Livros Fiscais Como Parametrizar o Livro Caixa?

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #410
    Ana
    Membro

    ESCRITURANDO LIVRO CAIXA

    Para escriturar o Livro Caixa você entrará no menu Movimentação/Escrituração do Livro Caixa.

    Agora você fará o lançamentos que deixou de efetuar na sequência dos lançamentos das Notas Fiscais e aqueles não amparados por Notas Fiscais de Entradas/Saídas/Prestação de Serviços.

    Na barra de ferramentas desta tela, além dos botões descritos no item “Fazendo a Manutenção das Informações” você encontrará, também, os botões:

    Calcula Saldo: Ao clicar neste botão abre-se a tela onde você informará a data limite para que o sistema lhe forneça o saldo. Depois é só clicar no “OK” e o sistema lhe dará o saldo do seu Livro Caixa até aquela data informada.

    Renumera Lançamentos: Realiza, automaticamente, a renumeração dos lançamentos do livro caixa em ordem seqüencial, de acordo com a ordem cronológica.

    Elimina por Faixa: A função desse botão é eliminar todos os dados referentes a um período ou lote especificado, facilitando assim, a exclusão de lançamentos indevidos.

    Fazendo um novo lançamento:

    Você deverá cadastrar primeiramente os históricos para o livro caixa e informar a operação do histórico, para isso acesse o menu Manutenção/Tabelas/Históricos para Livro Caixa, pois essa informação é que determinará os tipos de operações que você realizará. Assim, dependendo do tipo do histórico e operação, alguns campos estarão disponíveis para informações complementares. Como por exemplo, se o movimento for de Prestação de Serviços, os campos INSS, IRRF, Fonte Retentora estarão disponíveis no Livro Caixa.

    Para as operações de Retirada de Sócios e Outros irá habilitar os campos referênte as informações padrão, que ao informar o histórico na escrituração do livro caixa será questionado se deseja importar essas informações, não necessitando digitação.
    O lançamento se divide em duas partes: a identificação, onde você informará a data do lançamento e o código do histórico a ser utilizado. O nº do lançamento o sistema fornecerá automaticamente; e dados complementares, para você fornecer o nº do documento e o seu valor.

    Clique no “Grava” ou tecle F5 para gravar seu lançamento.
    Observação : Se você assinalou nos parâmetros adicionais da empresa, na aba de Exportações, que integra com o Livro Caixa, deverá tomar cuidado ao alterar informações que foram originadas pela escrituração das notas fiscais para que não haja divergências de informações. Bem como, excluir alguma informação.

    INTEGRANDO O LIVRO CAIXA

    Se, nos parâmetros adicionais da empresa, você assinalou a opção que Integra com o Livro Caixa, antes de iniciar a escrituração dos Livro você deverá cadastrar o Plano Fiscal para o Livro Caixa.

    Acessando o menu “Manutenção/Integrações/Contas Contábeis/Códigos Fiscais e Vínculo com Livro Caixa”
    Informe na tela o Código Fiscal e se haverá integração com o livro caixa. Se “SIM” você deverá informar o Código do Histórico que constará no Livro Caixa. Dessa forma, quando você escriturar os Livros Fiscais, o sistema identificará quais Códigos Fiscais irão gerar lançamentos para o Livro Caixa.

    Depois, na escrituração dos Livros Fiscais, a cada documento você terá a opção de informar as datas e os valores que deverão ser gerados no Livro Caixa. Veja mais informações em Escriturando Livro de Saídas.

    Se, nos parâmetros adicionais da empresa, você optou por fazer essa integração com vínculo, ao terminar de gravar o documento fiscal, o sistema irá gerar os lançamentos, automaticamente, no livro caixa, respeitando as datas, os valores e o histórico informado em cada código fiscal. E, se um desses documentos sofrer alguma alteração, ou exclusão, isso ocorrerá, automaticamente, no Livro Caixa.

    Caso você não queira proceder dessa forma, e não assinalou que a integração será com vínculo, acessando o menu Utilitários/Gera Dados para o Livro Caixa, você poderá gerar esses lançamentos de acordo com um determinado período.

    Lembre-se de que, após ter efetuado essa geração, se algum dos documentos fiscais exportados sofrer uma alteração, isso não será feito automaticamente no livro caixa. Apenas com uma nova geração.

    Observação: Quando você optar por Integrar o livro caixa, todas as informações serão originadas pela escrituração dos livros, e qualquer alteração na escrituração será refletida no livro caixa. Com isso, tenha muita atenção ao alterar ou excluir algum registro diretamente no Livro Caixa.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.