Home > Tópico > Geração NIS

Geração NIS

Blog Fóruns Folha de Pagamento Geração NIS

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #61
    Ana
    Membro

    EXPORTAÇÃO CADASTRO NIS

    Preencha todos os campos exigidos no cadastro do funcionário(Incluindo cod de Município e telefone) . Após acesse “Utilitários=>Exportação de Dados=>Cadastro NIS”:

    Nesta tela deverá:

    • Informar o código do funcionário no campo inicial e final;
    • Selecionar se será na estrutura simples (certificado da própria empresa) ou estrutura completa (certificado do escritório);
    • Conferir o nome do arquivo gerado. A exportação deve ser feita sempre pela ordem. Quando gerar o arquivo no sistema, no final da extensão do nome do arquivo deverá ser sequencial, ou seja para o primeiro envio  do dia , final tem que ser .00

    182
    OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

    -O arquivo deve ser exportado no mesmo dia que gerado.
    -Se o arquivo foi gerado, e por algum motivo não for exportado, ao gerar novamente o sistema irá mudar automaticamente para .01, neste caso deverá alterar para .00
      Só irá exportar .01 (.02,.03…) se chegar a concluir a exportação. Essa regra se refere ao dia, então se exportar .00 em um dia e no dia seguinte for necessário exportar NIS deverá começar novamente .00.

    Retorno do arquivo
    O arquivo será retornado com formato idêntico ao enviado, porém com as seguintes
    informações:
    – NIS incluídos ou localizados, posição 266 a 276;
    – Códigos de retorno, posição 277 a 280.

    Nos casos em que o NIS não foi retornado, o código descrito nas posições 277 a 280 deve ser verificado, uma vez que nele contém o ajuste a ser realizado naquele registro. Caso os códigos de rejeição não estejam no arquivo, significa que o processamento não foi efetuado devido a erro estrutural no arquivo.
    Nesse caso, devem ser revistos os seguintes campos: 0900, 0902, 0912 e se a coluna ordem está numerada sequencialmente. Após enviado o arquivo pelo CNS, o arquivo de retorno estará disponível na caixa de entrada em 2 dias úteis (D + 2).
    Tendo em vista que o arquivo de retorno é em formato TXT, para sua melhor visualização é necessário realizar os seguintes passos no bloco de notas:

    • No menu, clique em “Formatar” e certifique-se que a opção “Quebra automática de linha” esteja desativada.

    2

    • No menu, clique em “Exibir” e certifique-se que a opção “Barra de Status” esteja ativada.

    3

    •  A Barra de Status auxilia na visualização das coordenadas do caractere (Linha/Coluna com exibição no canto inferior direito da tela).

    4

    • No arquivo de retorno, os últimos 4 dígitos de cada linha (colunas de 277 a 280) se referem aos erros. Os códigos dos erros devem ser consultados no Anexo I, obtido no site da Caixa.

    6

    Caso não haja erros, o arquivo de retorno mostrará o número de PIS dos empregados inseridos especificamente nas colunas de 266 a 276 (11 posições).
    A linha 7 deverá ser desconsiderada par consulta de erro.

    5

    Verificando Erros:

    Para conferir o erro, abra o arquivo de retorno do NIS, na linha do erro localize a coluna “46”. Verifique os 4 dígitos. Esse numero no exemplo abaixo “0372” é o campo com preenchimento incorreto ou não preenchido.
    7

    Abra o layout do Cadastro NIS (versão 18) e localize este numero de erro:
    8
    No exemplo apresenta erro na carteira de identidade. Para saber qual campo se trata. Verifique no arquivo de retorno em qual posição apresenta o erro, verifique qual o próximo código :

    9

    No exemplo é na posição “04”. Então sabemos que é na “Carteira de Identidade” (0372), posição 04:
    10

    Para maiores esclarecimentos sobre a validação NIS por favor entre em contato no seguinte telefone 0800-7260104

    Diferença entre NIS/PIS/PASEP/NIT

    NIS é o Número de Identificação Social feito pela Caixa Econômica a quem não possui PIS e que são beneficiadas por algum projeto social como o Bolsa Família, Pronatec, Pró-Jovem e outros.

    O NIS é cadastrado a partir do primeiro emprego na maioria dos casos, mas também pode ser cadastrado caso a pessoa venha fazer parte de algum programa social já citado anteriormente.

    É bom deixar claro que para quem possui o NIS ao conseguir o primeiro emprego este número valerá como o número do PIS/PASEP.

    Uma inscrição NIS é atribuída apenas para fins de identificação aos cidadãos que tenham ou possam vir a ter direito a benefícios sociais. No momento que o cidadão passa a ter um vínculo empregatício, a inscrição NIS é cadastrada no Programa de Integração Social, tornando-se uma inscrição PIS. Uma inscrição PIS é uma inscrição NIS com a informação de vínculo empregatício.

    O PIS é o Programa de Integração Social, criado pelo Governo Federal com o objetivo de integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa. O PIS é cadastrado no primeiro emprego, a parir dele o trabalhador tem direito ao abono salarial anual, seguro desemprego, FGTS.

    O todo trabalhador da iniciativa privada possui o cadastro no PIS.

    O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, tem o mesmo objetivo do PIS à diferença é que o PASEP é para funcionários públicos.

    O NIT é o Número de Identificação do Trabalhador para quem deseja fazer os recolhimentos das contribuições ao INSS, quem deve fazer o cadastro do NIT são os Segurados Contribuinte Individual, Empregado Doméstico, Segurado Especial e Facultativo, O NIT é equivalente ao PIS/PASEP, a diferença é que ele é para o Contribuinte Individual. Caso o contribuinte já tenha o PIS/PASEP poderá usar este numero para fazer o recolhimento ao INSS.

     

     

     

     

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.