Home > Tópico > Duplicata Descontada

Duplicata Descontada

Blog Fóruns Financeiro Duplicata Descontada

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #534

    Como fica a Movimentação Bancária, Fluxo de Caixa e Integração com Sistema Contábil ?

    No menu Manutenção/Tabelas/Histórico deverá ser cadastrado um histórico de entrada para o Desconto da Duplicata e um histórico de saída para a Despesa com Desconto da Duplicata.

     

    No menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Movimentações Bancárias/Adiantamentos o usuário deverá informar os históricos cadastrados anteriormente.

    Se a empresa realizar integração do Sistema Financeiro com o Sistema Contábil deverá acessar o menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Integração deve estar integrado com a contabilidade, assinalado que contabiliza Duplicatas Descontadas e deve ser cadastrada a conta contábil de despesa com desconto de duplicatas.

    No menu Manutenção/Tabelas/Contas Contábeis deve ser cadastrada a conta contábil do banco (ativo) e a conta contábil do desconto de duplicata (passivo-banco).

    No menu Movimentação/Duplicatas Descontadas o usuário deverá cadastrar o desconto da duplicata.

    Após o Cadastro da Duplicata Descontada, se o usuário editar a duplicata, o Sistema terá criado a situação de duplicata descontada dentro da mesma.

    Se o usuário acessar o menu Relatórios/Bancários/Movimentos Bancários poderá verificar a movimentação gerada para o banco onde a duplicata foi descontada.

     

    Se o usuário acessar o menu Relatório/Fluxo de Caixa/Modelo 1 e definir Previsto/Real, com data de referência do dia em que foi realizado o desconto da duplicata.

     

    No momento em que o usuário desejar realizar a exportação para o Sistema Contábil, ele deverá acessar o menu Relatórios/Planilha Contábil, definir o período e conferir os lançamentos que serão gerados no Sistema Contábil, para evitar erros e a necessidade de conciliação contábil desses lançamentos futuramente.

    Serão gerados dois lançamentos contábeis,

    1 – débito do banco (ativo) e crédito do banco (passivo-desconto de duplicata) com o valor total da duplicata que foi descontada.

    2 – débito da conta de despesa, cadastrada nos parâmetros da empresa e crédito do Banco (ativo) no valor da despesa cobrada pelo banco.

    Para realizar a exportação dos lançamentos para o Sistema Contábil o usuário deverá acessar o menu Utilitários/Exportação de Dados/Contabilidade/Transferencia-Arquivo, definir o período que será exportado e caso queira facilitar a forma de pesquisa dos lançamentos no sistema contábil, pode definir um número de lote, para sabermos quais são os lançamentos oriundos do sistema financeiro referente ao mês 01, por exemplo.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.