Blog › Fóruns › Financeiro › Duplicata Descontada
- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 7 anos, 7 meses atrás por
Equipe e-Contab.
-
AutorPosts
-
17 de novembro de 2014 às 18:40 #534
Equipe e-Contab
MestreComo fica a Movimentação Bancária, Fluxo de Caixa e Integração com Sistema Contábil ?
No menu Manutenção/Tabelas/Histórico deverá ser cadastrado um histórico de entrada para o Desconto da Duplicata e um histórico de saída para a Despesa com Desconto da Duplicata.
No menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Movimentações Bancárias/Adiantamentos o usuário deverá informar os históricos cadastrados anteriormente.
Se a empresa realizar integração do Sistema Financeiro com o Sistema Contábil deverá acessar o menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Integração deve estar integrado com a contabilidade, assinalado que contabiliza Duplicatas Descontadas e deve ser cadastrada a conta contábil de despesa com desconto de duplicatas.
No menu Manutenção/Tabelas/Contas Contábeis deve ser cadastrada a conta contábil do banco (ativo) e a conta contábil do desconto de duplicata (passivo-banco).
No menu Movimentação/Duplicatas Descontadas o usuário deverá cadastrar o desconto da duplicata.
Após o Cadastro da Duplicata Descontada, se o usuário editar a duplicata, o Sistema terá criado a situação de duplicata descontada dentro da mesma.
Se o usuário acessar o menu Relatórios/Bancários/Movimentos Bancários poderá verificar a movimentação gerada para o banco onde a duplicata foi descontada.
Se o usuário acessar o menu Relatório/Fluxo de Caixa/Modelo 1 e definir Previsto/Real, com data de referência do dia em que foi realizado o desconto da duplicata.
No momento em que o usuário desejar realizar a exportação para o Sistema Contábil, ele deverá acessar o menu Relatórios/Planilha Contábil, definir o período e conferir os lançamentos que serão gerados no Sistema Contábil, para evitar erros e a necessidade de conciliação contábil desses lançamentos futuramente.
Serão gerados dois lançamentos contábeis,
1 – débito do banco (ativo) e crédito do banco (passivo-desconto de duplicata) com o valor total da duplicata que foi descontada.
2 – débito da conta de despesa, cadastrada nos parâmetros da empresa e crédito do Banco (ativo) no valor da despesa cobrada pelo banco.
Para realizar a exportação dos lançamentos para o Sistema Contábil o usuário deverá acessar o menu Utilitários/Exportação de Dados/Contabilidade/Transferencia-Arquivo, definir o período que será exportado e caso queira facilitar a forma de pesquisa dos lançamentos no sistema contábil, pode definir um número de lote, para sabermos quais são os lançamentos oriundos do sistema financeiro referente ao mês 01, por exemplo.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.