Home > Tópico > Quais são os procedimentos a serem executados no sistema para a exportação da EFD?

Quais são os procedimentos a serem executados no sistema para a exportação da EFD?

Blog Fóruns Livros Fiscais Quais são os procedimentos a serem executados no sistema para a exportação da EFD?

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #421
    Ana
    Membro

    Informações Obrigatórias para geração do arquivo

    Confira abaixo uma lista de informações que poderão gerar inconsistências na importação do arquivo pelo SPED FISCAL, caso não estejam corretamente lançadas:

    1.Código de Situação Tributária (CST): No cadastro dos produtos (MANUTENÇÃO – PRODUTOS) deverá ser informado o CST referente aos impostos ICMS, PIS, COFINS e IPI. Este código influenciará nos registros relativos aos itens da nota fiscal de Entradas e de Saídas. Já para empresas que possuírem lançamentos de Entradas e/ou de Saídas com modelos referentes a Serviços de Transportes, este código deverá ser inserido manualmente na aba Informações para o SPED dos respectivos livros. OBS.: Caso existam movimentações referentes ao mês de dezembro de 2008, será necessário verificar os códigos informados nos itens da nota fiscal.

    2.Código NCM: No cadastro da Classificação Fiscal deverão estar corretamente informados, segundo tabelas que constam no próprio SPED Fiscal, o Gênero do Produto, o Código ANP e a Classe de Enquadramento no IPI. Esta informação constará dos registros relativos aos itens da nota fiscal.

    No cadastro da Classificação Fiscal deverá ser informado a Classe de Enquadramento do IPI e para Combustíveis deverá ser informado o código ANP.

    As tabelas que auxiliam com as informações poderão ser encontradas em:

    http://www.sped.fazenda.gov.br/spedtabelas/AppConsulta/publico/aspx/ConsultaTabelasExternas.aspx?CodSistema=SpedFiscal

    3.Código de Município (Tabela IBGE): No cadastro das Cidades o código informado deverá estar de acordo com a Tabela de Municípios fornecida pelo IBGE. O código de Município deverá ser informado no cadastro da Empresa, dos Fornecedores e dos Clientes. Ao acessar o menu MANUTENÇÃO – TABELAS – CIDADES – MANUTENÇÃO irá encontrar o botão ‘Função Extra 1 – Copia cidades de acordo com a tabela do IBGE’ onde poderá importar a tabela de códigos de município do IBGE e vincular ao cadastro de clientes e forncedores automaticamente.

    4. Código do CRC: Nos dados do responsável pela entrega do arquivo deverá estar informado o número do CRC do contador.

    5. Código do País: No cadastro de Clientes e Fornecedores deverá ser informado o código do país para os estados iguais a “XX”. Para os Clientes / Fornecedores ao atualizar o sistema já irá atribuir o código.

    6. Notas fiscais complementares : Será necessário incluir ao menos um único item nas notas fiscais complementares para correta validação do arquivo.

    7. Livros de Entradas e Saídas: Foi incluída a aba Informações Adicionais para o Sped que armazenará informações particulares de determinadas operações como Energia Elétrica, Cupom Fiscal Vinculado a nota fiscal, etc.
    Para as notas fiscais modelo 55 (nota fiscal eletrônica) deverá ser preenchido o campo de CHAVE DE ACESSO.

    8. Itens das Notas Fiscais – O EFD irá validar os valores dos impostos dos itens com o valor informado no cabeçalho da nota fiscal, portanto deverá ser dada atenção especial a estas escriturações.

    Obs: não será permitido lançamentos sem CNPJ/CPF de destinatários, notas fiscais sem escrituração de itens e no caso de Cupom Fiscal será necessário a escrituração do DETALHAMENTO DE REDUÇÃO Z.

    Informações para Geração do arquivo:

    Acessando o menu Utilitários/Exportação de Dados/Escrituração Fiscal Digital –
    sistema apresentará a tela para geração do arquivo.

    1- A consulta do Perfil de apresentação do arquivo poderá ser consultado no link :https://www.sped.fazenda.gov.br/spedfiscalserver/ConsultaContribuinte/Default.aspx

    2- A inclusão dos dados referente ao livro caixa somente será permitida se a empresa estiver parametrizada para a escrituração do livro caixa.
    3- Dados referente ao inventário- selecionando essa opção deverá obrigatoriamente preencher a conta contábil do inventário.
    4- Inclusão de dados referente ao CIAP- para a geração do bloco será necessário fazer a geração automática após ter sido feita a escrituração e antes de ser gerado o arquivo.

    As informações acima deverão ser preenchidas com as informações do CONTADOR

    Código Dispositivo autorizado (formulário eletronico, bloco….)
    Modelo: informar o modelo de nota fiscal autorizada pelo fisco
    Num. da autorização: Número da autorização de impressos fiscais.

    Após a exportação deverá validar o arquivo gerado utilizando o programa validador da EFD:

    Selecionar o arquivo gerado anteriormente

    Caso tenha erros/inconsistências o sistema apresentará uma mensagem. Clicando em OK será gerado um relatório. Para visualizá-lo, deverá clicar em  ERROS. Este relatório irá detalhar os problemas e, caso não consiga identificá-los, deverá entrar em contato com o suporte técnico.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.