sábado, abril 20, 2024
Home > Artigos > Especialistas indicam maneira eficiente para implantação de um sistema de gestão

Especialistas indicam maneira eficiente para implantação de um sistema de gestão

Folha de Pagamento: Aprendiz ou Estagiário?

É natural que empresas recorram à tecnologia para otimizar os processos e a rotina de trabalho, afim de aumentar a produtividade e a lucratividade. Atualmente é mais comum encontrar empreendedores que optam por sistemas de gestão integrados do que aqueles que ainda são fidedignos à papelada para gerir toda a empresa.

A 2ª edição da pesquisa anual ‘Panorama Mercado de ERP’, elaborada pelo Portal ERP, revelou números e informações sobre o comportamento do mercado de ERP no Brasil. Os dados coletados de outubro de 2016 a janeiro de 2017 evidenciaram que 44% das empresas participantes da pesquisa, estão avaliando investir na melhoria do processo de gestão com o uso de um sistema ERP.

Para o consultor técnico, Mateus Joia, antes de adquirir um sistema de gestão é necessário buscar entender o máximo possível sobre o seu negócio. “Parece óbvio, mas conhecer todas as rotinas de sua empresa e saber o que facilita o processo de cada uma delas irá te ajudar a definir quais sistemas poderão lhe atender da melhor maneira possível. ”, afirma Joia.

O consultor ainda pede para que o empreendedor, pesquise sobre sistemas em potencial, busque informações e agende uma demonstração com os que mais chamaram a atenção. “Tenha um “check list”, com todos os pontos importantes que foram levantados por você, dessa forma, poderá fazer perguntas objetivas e listar quais pontos cada sistema lhe atende”, disse Joia.

O foco das empresas, segundo a pesquisa do Portal ERP, será investir para atualizar a versão e ampliar o uso do ERP prioritariamente nos próximos 12 meses. Para o professor universitário, especialista em análise de sistema e mestre em engenharia de produção, Pablo Rodrigo, uma maneira eficiente na adoção de um sistema ERP, consiste em pesquisar sobre os sistemas existentes no mercado e saber quais suas principais características e funcionalidades. Ele ainda defende que é importante também ter contato com outras empresas que já utilizam o sistema. “Uma boa recomendação é sempre importante”, reforça Rodrigo.

Com a adoção do ERP de forma mais ampla na gestão das empresas, a pesquisa apontou que 18% das entrevistadas vão investir em novos módulos para aprimorar e aplicar os dados a favor da estratégia e competitividade, para alavancar melhores resultados no mercado.

Para o gerente comercial, Anderson Dias, os benefícios de utilizar um sistema ERP são muitos e começam a ser vistos já no início do projeto e que com esses sistemas, fica mais fácil encontrar os pontos fortes e fracos da empresa. Para Dias “logo no começo percebe-se a facilidade na obtenção de dados, agilizando o trabalho de seus colaboradores, economizando tempo e trazendo segurança nas informações. ”

gestão contábil

Fonte: Terra

Deixe um comentário