quinta-feira, agosto 18, 2022
Home > Artigos > O que é preciso fazer para abrir um escritório contábil?

O que é preciso fazer para abrir um escritório contábil?

A contabilidade hoje, possui métodos e sistemas diferentes dos utilizados antigamente, tendo como função contabilizar tudo que determinadas pessoas e empresas possuem em seus nomes, principalmente quando se fala de empreendimentos.

O contador pode ser o responsável por criar uma gestão do fluxo de capital de uma empresa, pode fazer um planejamento financeiro para clientes, auditoria em contas, entre outras atividades.

Veja o que é preciso para abrir seu escritório de contabilidade:

Investimento

O investimento irá variar de acordo com a expectativa e intenção do empreendedor, já que dependerá da estrutura que se deseje aplicar na implementação do escritório de contabilidade. O ideal é que seja uma sala comercial que possibilite a instalação de divisórias ou paredes em gesso acartonado ou ainda uma casa residencial que poderá ser adaptada. A reforma deverá girar em torno de R$ 3.000,00 a R$ 8.000,00. Nesse custo de reforma já estão previstas as instalações elétricas, rede de computadores, hidráulicas e área administrativa.

Estrutura

O tamanho da estrutura física de um escritório de contabilidade irá depender essencialmente da perspectiva profissional do contabilista. No entanto, entende-se que o ideal para o início é contar com espaço físico mínimo de 30 m², considerando a premissa de que, no início, praticamente todas as atividades profissionais sejam desempenhadas pelo próprio contabilista.

Exigências Legais

O empreendedor deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas. São elas:

  1. Registro da empresa nos seguintes órgãos: – Junta Comercial; – Secretaria da Receita Federal (CNPJ); – Secretaria Estadual de Fazenda; – Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento; – Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal); – Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”; – Corpo de Bombeiros Militar;- Registro do escritório de contabilidade junto ao Conselho Regional de Contabilidade.
  2. Visita a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu escritório de contabilidade para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.

Dicas de Negócio

O candidato a empresário no segmento de escritório de contabilidade deve entrar neste negócio consciente de que terá que estar presente tempo integral, principalmente no início das atividades do novo empreendimento, tanto na parte comercial, quanto operacional e na gestão financeira do negócio.

escritório de contabilidade

Fonte: Sebrae

Deixe um comentário