quinta-feira, abril 25, 2024
Home > Artigos > O que é uma Nota Fiscal Eletrônica?

O que é uma Nota Fiscal Eletrônica?

Hoje em dia, a maioria dos municípios emite e exige uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A Nota Fiscal Eletrônica é transmitida pela internet e serve para facilitar o tramite de papel do documento entre o emissor da nota, o comprador e os órgãos públicos.

É emitida eletronicamente e armazenada; e sua validade é garantida por uma assinatura digital. A NF-e é parte do projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) adotado pelo governo através de um decreto firmado em janeiro de 2007.

A Nota Fiscal é um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços. Ela documenta a transação e serve para o recolhimento de impostos. A não utilização da nota é considerada sonegação fiscal. Consumidores devem exigir sua nota fiscal em todas as transações comerciais.

Alguns dos benefícios da NF-e, além do aumento da velocidade de transmissão da informação, incluem a simplificação do processo e a preservação do meio ambiente já que a impressão física do documento não é necessária.

Outros benefícios:

Redução de custos do papel e do transporte da documentação fiscal;

Redução de erros no processo;

Incentivo à modernização e adoção de novas tecnologias;

Maior credibilidade e transparência no processo fiscal;

Melhorias no controle fiscal e menos sonegação.

Deixe um comentário