terça-feira, dezembro 7, 2021
Home > Artigos > Quando decidir incorporar a integração contábil no seu escritório?

Quando decidir incorporar a integração contábil no seu escritório?

Decidir incorporar a integração contábil em seus processos, não é tão fácil assim, é preciso também escolher uma solução na medida para obter resultados competitivos. Confira abaixo uma lista do que seu sistema de integração contábil não pode deixar de ter:

#1 Integração com softwares contábeis

Primeiro ponto: a solução de integração contábil deve ter a capacidade de se comunicar com o sistema contábil utilizado no seu escritório. Isso garante que os dados fiscais e contábeis extraídos do ERP do cliente sejam importados no seu programa no formato adequado, para que não seja necessário retrabalhar as informações depois de coletadas.

#2 Exportação simples e completa da movimentação financeira

Cada cliente classifica suas informações financeiras de diferentes formas e, para agilizar a conciliação, a solução de integração contábil deve permitir que você importe o plano de contas do seu sistema contábil para dentro do sistema de integração. Assim, você pode usá-lo como base para relacionar as categorias financeiras do seu cliente com as contas contábeis existentes de forma mais prática. Esse processo facilita a geração do arquivo de movimentação financeira a ser importado no sistema contábil, pois os dados já seguem categorizados corretamente, conforme você viu mais acima.

#3 Painel de controle

Uma boa solução de integração contábil deve disponibilizar um painel de controle no qual você consiga ter uma visão ampla da sua carteira de clientes e possa acompanhar informações como o status das rotinas contábeis de cada um, saber quais já tiveram seus dados captados e ter acesso aos seus documentos e sua movimentação financeira, além de visualizar um quadro resumo das informações coletadas. Por meio de um painel de controle também é possível acessar o perfil do cliente e acompanhar os pagamentos feitos por ele e enviar lembretes de rotinas contábeis, o qual agenda o envio de alertas às MPEs sobre atividades que elas precisam executar, como fazer a conciliação bancária ou enviar documentos à Receita Federal. Esse acompanhamento funciona como um suporte à operação do cliente e o ajuda a evitar o pagamento de multas e juros.

Um profissional da contabilidade que queira se tornar um contador do futuro não pode mais passar por sufocos, concorda? Para isso, você precisa deixar tarefas críticas e importantes – porém, de baixo valor agregado – aos cuidados de soluções de integração contábil altamente eficientes e confiáveis. Nelas você vai encontrar o suporte que precisa para conseguir focar no desenvolvimento de ações que diferenciem seu escritório perante a concorrência.

Grande parte de seus clientes ainda não utiliza um sistema de gestão que permita integração contábil? Então, talvez, esse seja o momento ideal.

contabilidade

Deixe um comentário