quinta-feira, março 28, 2024
Home > Notícias > Saiba mais sobre o Conectividade Social ICP V2

Saiba mais sobre o Conectividade Social ICP V2

A Caixa Econômica Federal lançou nesta semana seu novo canal digital para relacionamento entre empresas e a Caixa, o Conectividade Social ICP V2, permitindo a troca de arquivos e mensagens e a disponibilização de funcionalidades e serviços sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Toda a criação da ferramenta foi feita usando protocolos de segurança e criptografia atualizados, visando assim garantir maior proteção e navegabilidade aos usuários.

Para acesso ao Conectividade Social deve-se acessar o endereço eletrônico: https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br, através da certificação digital padrão ICP-Brasil. Ao acessar é possível utilizar serviços como Registro de Certificado, Caixa Postal para enviar arquivos do tipo SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social) e GRRF (Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS) e o cadastramento de máquinas.

Confira abaixo o passo a passo para realizar a instalação do Conectividade Social:

1- Acesse o site do Conectividade Social ICP V2 através do link: https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br

2- Selecione a opção: “Manter Máquina”.

3- Utilize o certificado digital do responsável e faça o cadastro.

4- Após, clique em “Cadastrar Máquina”.

5- Renomeei a máquina a ser cadastrada.

6- Uma tela com os dados do token será apresentada. Caso você não possua token cadastrado na máquina, clique em “Não possuo token”.

7- Será solicitada a assinatura digital. Clique em “Aceitar” e, em seguida, informe a senha do certificado.

8 – Após a assinatura digital, o sistema informará que a máquina foi cadastrada e que um token de segurança foi gerado. Baixe o token para sua máquina, pois ele poderá ser solicitado no envio do SEFIP.

9 – Para visualizar as máquinas cadastradas: vá até “Consulta Máquina”, onde é possível editar os dados das máquinas cadastradas, bloquear e verificar o histórico das máquinas.

Para mais orientações, acesse o Manual Operacional CNS ICP V2 através do endereço: https://www.caixa.gov.br/Downloads/fgts-manuais-e-cartilhas-operacionais/MANUAL_OPERACIONAL_CNS_ICP_V2_v1_1.pdf

Abaixo apresentamos as principais dúvidas sobre o novo sistema:

🔴 O Conectividade Social antigo deixará de funcionar?

✅ O Internet Explorer deixará de receber atualizações da Microsoft e o antigo sistema só funciona com o navegador Internet Explorer. Então, é importante iniciar a utilização do Novo Conectividade o quanto antes.

——————————————————————————————————————–

🔴 A folha da competência de maio/2022, obrigatoriamente deverá utilizar o novo Conectividade Social?

✅Não, para competências atuais poderá ser utilizada a versão antiga ou a nova, ficando a seu critério.

——————————————————————————————————————–

🔴 Então quando eu sou obrigado a utilizar o novo Conectividade Social?

✅Será obrigatório o envio utilizando a nova versão, somente para envios extemporâneos de 5 competências para trás, ou seja, somente quando você precisar recalcular FGTS, por exemplo, contando do mês atual 5 competências para trás.

Exemplo: Preciso recalcular um FGTS do mês 09/2021, então vou precisar utilizar a nova versão, porque de 09/2021 a 05/2022 deu mais do que 5 meses.

Outro exemplo: Preciso recalcular um FGTS do mês 01/2022, nesse caso posso utilizar a conectividade social antiga, pois está dentro dos 5 meses.

——————————————————————————————————————–

🔴 Esse novo conectividade social serve apenas para recálculos de FGTS?

✅ Não. Qualquer envio extemporâneo que precise ser feito de 5 meses para trás, será necessário utilizar a nova versão, ou seja, se precisar enviar uma GFIP negativa, fazer exclusão, fazer confissão de dívida, recálculos, dentre outras, de 5 meses para trás, contando do mês atual, deverá ser feito na nova versão.

———————————————————————————————————————

🔴 Já tenho procuração da Caixa feita, preciso fazer novamente para utilizar no novo conectividade?

✅Não precisa. Se a empresa já tem procuração para que você faça o envio utilizando o certificado digital do escritório, por exemplo, não precisa fazer procuração novamente. Só é necessário caso a empresa não tenha procuração e você deseja enviar utilizando o certificado digital do escritório.

——————————————————————————————————————–

🔴Todas as minhas competências já foram enviadas e pagas, preciso reenviar?

✅ Não. Se já foram enviadas e pagas, não há necessidade de reenvio.

——————————————————————————————————————–

🔴A nova versão do Conectividade Social poderá ser configurada para utilizar no Internet Explorer?

✅No manual consta que deverá utilizar o navegador Google Chrome, além disso o Internet Explorer deixará receber suporte.

——————————————————————————————————————–

🔴 Consigo utilizar no Windows 7?

✅ Não há nada contido no manual, porém existem relatos de usuários que não estão conseguindo utilizar.