quinta-feira, outubro 28, 2021
Home > Artigos > 7 dicas para escolher o sistema de gestão contábil ideal

7 dicas para escolher o sistema de gestão contábil ideal

7 dicas para escolher o sistema de gestão contábil ideal

Você sabe como escolher o sistema de gestão contábil ideal para o seu escritório de contabilidade? Essa é uma grande dúvida entre contadores iniciantes e profissionais da contabilidade.

Hoje em dia não dá para perder muito tempo, então escolher um software de gestão ruim pode ser um problema no futuro. Por isso, antes de escolher qualquer um, leve em consideração alguns fatores importantes.

Lembre-se, o melhor software para escritório de contabilidade será sempre aquele que atende todas as necessidades da sua empresa, com agilidade, qualidade e redução de custos.

Por onde começar?

Essa é uma dúvida que vários profissionais encontram na busca pelo sistema de gestão ideal. Por isso, é importante conhecer muito bem todos os processos da sua rotina e as demandas dos seus clientes.

Comece listando os processos que deseja automatizar. Quer melhorar a rotina de folha de pagamento? Ou talvez, deixar integrado todas as informações contábeis e fiscais? Isso tudo irá depender do segmento dos seus clientes. Elenque as ferramentas essenciais para o seu escritório. Após listar suas necessidades, comece sua pesquisa.

Quanto custa um sistema de gestão contábil?

São variados os custos demandados para a contratação de um programa especializado em gestão contábil, desde o investimento em infraestrutura, até o valor de customização do sistema.

Não se tem valores específicos, há variações de R$19,00 até acima de R$100.000,00. Por isso, vale a pena não ter medo de pesquisar.

O programa de gestão contábil possui licença de uso?

Há diversas modalidades de venda e aluguel para adquirir a licença de uso do sistema. É possível obter a licença vitalícia, que seria a compra do sistema, ou efetuar contratos de locação, em que o usuário paga mensal ou anualmente.

O preço pode variar ainda dependendo da quantidade de módulos escolhidos. Dependerá bastante do segmento das empresas dos seus clientes e dos serviços prestados pelo seu escritório.

Custos de manutenção e suporte de um sistema de contabilidade?

Muitas empresas cobram um custo de manutenção, que pode variar conforme os módulos, tipo de licença adquirida e a manutenção realizada.

A maioria dos softwares de gestão oferecem sistemas de suporte e ajuda para os usuários, o que pode demandar custos mais elevados para a empresa. Geralmente suportes “Premium” incluem treinamento e consultoria personalizada, com um valor a ser pago à parte.

Por isso, a pesquisa e teste é fundamental na escolha de um sistema de gestão contábil. Existe empresas que oferecem suporte ilimitado e treinamentos gratuitos, além de vídeos e fóruns atualizados, sem qualquer custo adicional.

Oferece um bom atendimento de suporte técnico?

Alguns sistemas prestam um atendimento ao cliente mais rápido que outros. Você precisa de um suporte ágil? Então, aproveite e teste o suporte que você irá contratar. Peça ajuda e veja quanto tempo levará para receber um retorno – e se este retorno foi satisfatório.

Uma grande dificuldade que vários profissionais encontram no dia a dia, é a demora da empresa contratada em solucionar ou resolver questões ou problemas nos sistemas contratados. Lembre-se de pedir indicações de clientes que utilizam os programas que você deseja contratar.

Posso testar sistemas de gestão?

Mesmo que o software que você optou atenda a todos os seus pré-requisitos, é fundamental que você teste por um período mínimo sem compromisso antes de contratá-lo.

Peça que um consultor faça uma demonstração dos sistemas com você e mostre como são feitas as rotinas e as principais funcionalidades de cada módulo. É importante estar 100% confiante na empresa fornecedora de software que você escolheu.

Você conhece os sistemas da e-Contab?

Como você já conhece todas as dicas para escolher um sistema de gestão contábil, conheça os softwares da e-Contab que oferecem as melhores soluções para a gestão de folha de pagamento, contabilidade, escrituração fiscal e financeiro que o seu escritório de contabilidade precisa.

Os sistemas são modulares e integrados, de fácil utilização e excelente custo x benefício. Aumente a agilidade do seu escritório com soluções adequadas às necessidades da sua empresa. Faça um teste grátis agora mesmo!