quinta-feira, março 28, 2024
Home > Artigos > 9 dicas para ter sucesso na contabilidade

9 dicas para ter sucesso na contabilidade

MEI - Microempreendedor Individual pode ter funcionários?

Tanto para que o escritório cresça quanto para que os clientes consigam melhores resultados é fundamental aprofundar conhecimentos de mercado, público, tecnologia e investimentos.

O fenômeno da Internet já é considerado uma das grandes inovações tecnológicas e organizacionais no mundo empresarial deste século.

Milhares de usuários podem acessá-la em qualquer lugar, via computador, tablet ou smartphone.

O que a internet tem a ver com isso?

A multimídia interativa e a Internet possibilitaram uma nova economia digital. O mercado já começou a exigir que as organizações procurem cada vez mais a diferenciação e a inovação para manterem-se no mercado.

Os consumidores migraram para esta nova plataforma digital e o comércio em geral precisou se adaptar para não ficar de fora do mercado.

É importantíssimo que empresas de contabilidade e escritórios contábeis estejam presentes na internet, uma vez que os futuros clientes estão lá.

E praticamente qualquer empresa precisa de um contador para cuidar e gerenciar a parte financeira da empresa, principalmente no meio digital.

Como ter sucesso na contabilidade?

Sabemos que a contabilidade é um negócio competitivo e que a maioria das empresas de contabilidade geram negócios por meio de referências.

No entanto, eles precisam comercializar e levar o esforço a sério.

Com a nova tecnologia e a geração milenar, pessoas e empresas que não estão preparadas para comercializar e ser competitivas sofrerão.

Se você é autónomo ou possui um pequeno negócio ou empresa é provável que você não tenha um sistema de gestão para ajudá-lo a obter mais agilidade contábil e ganhar novos negócios.

Mas, se você quiser superar esse problema, a ajuda está aqui neste post.

Tenha um plano de negócios!

Isso pode soar como um óbvio, mas se você não tem um plano que engloba metas, etapas de ação e recompensas, seus esforços provavelmente serão em vão.

Este plano também deve incluir um cronograma para suas atividades, bem como o orçamento que você pode investir.

Todo contador e / ou escritório contábil precisa ter seu próprio plano de negócios, assim será possível estabelecer metas, identificar possíveis erros, solucionar problemas e alcançar o sucesso na carreira contábil.

Preciso treinar meus colaboradores?

Nunca deixe de oferecer treinamentos periódicos para seus funcionários.

A cada começo de ano, ou até mesmo em momentos em que sua equipe parecer estar parada no tempo, é sempre pertinente considerar a realização de um treinamento.

Considere os resultados da gestão para definir o foco da capacitação.

Dessa forma você pode trabalhar desde a revisão das informações relativas ao escritório e clientes, passando pelos procedimentos, até a definição de novas estratégias e resultados.

Em caso de problemas com questões tributárias, trabalhistas, entre outras, procure focar o treinamento nestes itens para garantir a correção de rotas antes que as dificuldades se acentuem.

Essa prática deve ser adotada anualmente ou sempre que necessário. Ela ajuda a reciclar conhecimentos e aumentar a produtividade da equipe.

Posso atender todo tipo de empresa ou cliente?

Empresas podem atuar em diferentes tipos de segmentos. Existem redes de mercado, supermercado, hipermercado, e muito mais. A divisão existe porque ela é útil para cada empreendimento.

Sendo assim, se você está adaptado a trabalhar com quem quer que seja, então saiba que existe uma maneira muito simples de fazer com que seu escritório cresça mais em menos tempo: é por meio da segmentação.

Procure se concentrar em um nicho específico de mercado!

Isso permite não apenas melhorar o desempenho de sua equipe aumentando o nível de especialização dela em determinado departamento, mas também dar ao cliente uma segurança maior na hora de fechar negócio com você.

O que devo fazer?

Pense bem: entre contratar uma empresa que oferece serviço genérico e outra que atua especificamente na resolução de seu problema, qual delas seria sua melhor opção?

Ser um especialista gera confiança das pessoas e isso permite ótimos resultados, pois mesmo em tempos de crise os especialistas continuam sendo solicitados enquanto os generalistas não.

Sendo assim, defina um nicho de mercado e qualifique sua equipe para atuar exclusivamente dentro dele.

Trabalhe em função de um diferencial!

Para se especializar em determinada área é importante encontrar um diferencial. E para isso, é preciso novamente ressaltar a importância de um planejamento adequado.

Conhecendo as características do mercado, de seus atuais clientes e seu público-alvo, além de entender exatamente o que seu escritório tem de ponto forte e fraco, é possível definir uma estratégia perfeita para realinhar a atuação da equipe e assim apresentar algo que ninguém mais tem, o chamado diferencial.

A ideia é mostrar que o seu escritório é o mais qualificado para encontrar soluções seguras para problemas de clientes e oferecer o desempenho que eles desejam.

Acompanhe as tendências da área contábil!

Ficar de olho em tudo o que acontece no mundo da contabilidade permite a você identificar tendências.

Isso é importante porque faz com que o seu escritório esteja sempre um passo adiante no sentido de incorporar inovações antes da concorrência.

Assim, sua equipe não fica parada no tempo e os treinamentos podem ser realizados sempre em função de oferecer novos diferenciais para o cliente e não para recuperar o tempo perdido devido a problemas.

Use conteúdo para estabelecer sua experiência

Outra maneira de mostrar sua experiência é criar conteúdo convincente.

Contabilidade é um assunto complicado, e é onde a partilha do seu conhecimento de uma maneira fácil de entender pode fazer com que sua empresa se destaque.

O conteúdo bem escrito é difícil de encontrar. Invista no conteúdo que ajuda seu público-alvo a responder perguntas e usá-lo como uma forma de estabelecer uma base para futuras conversas.

Capture endereços de e-mail e comece a ter comunicações contínuas com seu público.

Fique atento à tecnologia voltada para a área de contabilidade

Quer ver o seu escritório ganhar em produtividade em curto prazo? Comece a investir em recursos tecnológicos. Atualmente o que não faltam são soluções voltadas para serviços contábeis.

Sendo assim, se você não estiver atento, saiba que sua concorrência certamente estará. Portanto, não deixe que seus clientes se encantem por algo que você também poderia oferecer, mas que negligenciou.

Softwares de otimização de processos, por exemplo, garantem maior agilidade e excelente relação custo/benefício.

Além disso, é preciso considerar também o impacto que a tecnologia tem no atendimento ao cliente.

Como?

Com recursos como o FAQ, já é possível disponibilizar para o cliente uma série de perguntas e respostas com as dúvidas mais comuns envolvendo os serviços das empresas.

No caso de um escritório de contabilidade isso permite ganhar tempo.

Isso porque uma vez que ao poder tirar suas dúvidas no site, o cliente não precisa mais fazer uma ligação e ocupar o tempo de um dos funcionários para sanar inquietações que anteriormente outros clientes já tiveram e que foram devidamente solucionadas.

Preciso investir em softwares de gestão?

Usar sistemas de gestão pode ajudá-lo a alcançar um mercado maior de forma muito mais eficaz do que sua concorrência.

Quer se trate de automatizar tarefas-chave, gerenciar operações ou analisar sucesso e falha, existem muitas opções boas que simplificarão seus processos e melhorarão sua maneira de trabalhar.

Use essas aplicações para diferenciar-se da concorrência, fazendo com que você se destaque oferecendo um serviço diferente do que qualquer outro contador local.

sistema de contabilidade

Deixe um comentário