sábado, abril 20, 2024
Home > Artigos > Como fazer planejamento estratégico continuo no seu escritório?

Como fazer planejamento estratégico continuo no seu escritório?

Empresas de serviços ficarão de fora do PIS/Cofins

No início de qualquer negócio, realizar um planejamento estratégico é fundamental. A maioria dos empreendedores constrói um plano de negócios e um roteiro de negócios inteligentes, completos e baseados em dados.

Meses ou mesmo anos mais tarde, no entanto, os aspectos podem se tornar obsoletos e permanecer casados com planos antigos e podem prejudicar as perspectivas de crescimento futuro.

Confira abaixo cinco dicas para atualizar de forma inteligente e eficiente o seu plano estratégico e criar buy-in da equipe.

Como saber se minha empresa vai bem?

A melhor maneira de saber se sua empresa é saudável e seu plano estratégico está empurrando você na direção certa é quantificar seus principais indicadores de desempenho ou KPIs, e revisá-los regularmente contra benchmarks. A introspecção às vezes é difícil, mas os números não mentem.

A chave para manter os próprios KPIs é imparcial, é preciso definir as métricas com antecedência, antes de qualquer tentação de elevar ou degradar determinados processos.

Isso não significa que esses KPIs não podem mudar ao longo do tempo, eles só devem ser redefinidos no contexto maior de mudanças em seu foco estratégico.

Armado com esses importantes dados de desempenho, você e sua equipe podem avaliar suas estratégias com eficácia.

Como realizar um planejamento estratégico no meu escritório?

Seu escritório tem suas próprias normas de equipe e distrações, tornando-se um dos piores lugares para efetivamente realizar um retiro de planejamento estratégico. Como uma prática recomendada, é ótimo realizar planos regulares de planejamento de equipe.

Isso não significa necessariamente um retiro de equipe para Las Vegas. Isso poderia ser literalmente um dia em uma sala de conferência de um hotel ou em um escritório de investidores.

A chave é um novo ambiente. Cabeças claras e sem distrações são ótimas para conversas verdadeiras, avaliação e elaboração efetiva de planos.

Como avaliar meu planejamento estratégico?

Agora que você está realizando planejamento estratégico fora do local, deixe a diversão começar.

O melhor lugar para começar a avaliar seu plano estratégico atual é revisitar sua visão. Para algumas organizações, essa visão começa como uma visão de produto ou declaração de missão. Essa visão é sua Estrela do Norte e tudo o que sua organização faz deve estar construindo para atingir essa visão.

Nesse retiro, é crucial avaliar se essa visão é a visão. As coisas mudam absolutamente – incluindo as realidades do mercado do produto – então é importante questionar e refinar sua visão, se necessário.

Posso reformular meu plano estratégico?

Armado com sua visão reformulada (ou nova), bem como seus dados de KPI, agora você pode efetivamente rever o seu plano estratégico atual para ver o que está funcionando e o que não está.

Ao fazê-lo, deixe o ego na porta, bem como qualquer orgulho de propriedade. Além do suporte de sua visão, você deveria estar disposto a jogar qualquer coisa, incluindo estratégias, produtos ou campanhas de marketing.

O objetivo é construir o melhor plano para o futuro e tudo o que você fez até esse ponto é um custo irrecuperável.

Como definir novos alvos?

Sua equipe pode definir ações táticas de três, seis e 12 meses para alcançar sua visão. Isso constitui seu novo e emocionante plano estratégico.

E não se preocupe, este documento será revisitado em três meses durante seu próximo retiro em equipe!

Como evitar erros no planejamento estratégico da minha empresa?

Agora que você já sabe como reavaliar ou até mesmo desenvolver um novo planejamento estratégico é fundamental que você não comenta erros desnecessários, por isso listei abaixo os erros mais comuns de um plano de negócios. Confira!

Seu plano de negócios é um roteiro. Use-o para orientar o seu negócio longe dos inevitáveis buracos e becos sem saída.

Como saber se estou fazendo o planejamento certo?

Obtenha a visão mais detalhada possível com a sua previsão. Por exemplo, olhando para a frente, você pode achar que suas margens vão encolher para um nível com o qual você não está confortável. É melhor saber agora que você precisará planejar um novo produto de margem mais alta ou encontrar uma clientela mais lucrativa.

Pergunte-se quais serão os seus desafios no próximo mês, no próximo ano e cinco anos a partir de agora e criar uma empresa que possa sobreviver a essas perturbações.

Preciso de um público alvo específico para a minha empresa?

Você precisará ter mais de um plano de negócios. Pode ser escrito para certas situações, como um miniplano pequeno projetado para ser baixado e lido em um smartphone ou um Power Point de 20 slides projetado para apresentações formais.

Quando você ajusta seu formato, considere sua audiência – capitalistas de risco, investidores anímicos, parceiros, credores – e certifique-se de que esta versão atenda as perguntas desse grupo.

Como ficar mais competitivo?

Saiba o que seus concorrentes estão fazendo corretamente, o que eles estão fazendo de errado, quem é a base de clientes e o que separa sua empresa da deles. Seu plano deve delinear claramente o que você faz melhor para que você possa capitalizar suas vantagens, seja essa sua experiência anterior, tecnologia proprietária ou uma visão única sobre o que os clientes estão procurando.

Se você não fizer isso, seu plano não ajudará a capturar a atenção das pessoas que você mais deseja em sua equipe.

Devo ser transparente com o dinheiro da empresa?

A especificidade é fundamental, e você não será levado a sério se não explicar o quanto você está cobrando e por que, quanto custará a logística (ou seja, o transporte), e projete projeções para quando você será lucrativo.

Como ser um bom líder?

Faça o backup do que você diz. Se você acha que será líder da indústria em seis meses, explique por que esse pode ser o caso. Seja conservador, realista e cuidadoso. Para esse fim, certifique-se de corrigir seu plano e de que é fácil de entender.

O documento representa você e como você executará seu negócio. Certifique-se de que o representa bem.

Como colocar meu plano estratégico em prática?

Acreditando demais em seu plano! Planejar um negócio não significa que está o executando em seu negócio. As indústrias mudam e as empresas têm que girar. Não deixe a administração do plano de negócios impedir a execução e a atuação sobre a oportunidade.

Agora que você já sabe os erros que não devem ser cometidos dentro da sua empresa, avalie a necessidade de adquirir um novo sistema de gestão para ajudar sua empresa nesta nova fase de planejamento estratégico. Clique aqui e confira os sistemas de gestão contábil da e-Contab.

Deixe um comentário