quinta-feira, março 28, 2024
Home > Artigos > 7 maneiras eficientes para gerenciar a folha de pagamento

7 maneiras eficientes para gerenciar a folha de pagamento

7 maneiras eficientes para gerenciar a folha de pagamento

Você está começando o seu negócio agora?

Embora você esteja focado em todos os processos da nova empresa, é importante prestar mais atenção aos detalhes que podem “abrir ou fechar” a sua empresa durante a fase de arranque, como a Folha de Pagamento.

Se você não sabe muita coisa sobre folha de pagamento, não há melhor momento do que agora para apreender. Afinal, isso é algo que você precisará descobrir mais cedo ou mais tarde.

O que é a Folha de Pagamento?

A folha de pagamento nada mais é que um espelho de todo o histórico financeiro do funcionário sobre o mês trabalhado. É um documento obrigatório e que pode ser fiscalizado para fins previdenciários e trabalhistas.

Além disso, caso o funcionário queira financiar uma casa ou mesmo um carro, é através da folha de pagamento que conseguirá comprovar seus rendimentos.

Ela também é o principal comprovante requerido no processo de aposentadoria.

Mas, como funciona a Folha de Pagamento?

Contratar um novo empregado pode ser emocionante, estressante e demorado. E mesmo que a pessoa comece no dia seguinte, muitas perguntas serão direcionadas a você, baseadas em benefícios e processos da folha de pagamento.

Alguns proprietários de pequenas empresas lidam com todos os assuntos de folha de pagamento, enquanto outros passam isso para um profissional de recursos humanos ou outro funcionário. De qualquer maneira, você deve certificar-se de que está em posição de responder a qualquer pergunta que surgir.

Aqui estão algumas perguntas de folha de pagamento de contratações que você deve esperar ouvir:

  • Como posso configurar meu pagamento para ser depositado diretamente em minha conta bancária?
  • Você cuida de pagar impostos locais ou é algo que eu tenho que fazer por conta própria?
  • Você pode explicar os tipos de impostos que serão deduzidos do meu salário?
  • O que devo fazer se o dinheiro não for depositado em minha conta?

Algumas dessas perguntas são susceptíveis de ser solicitado por cada pessoa que você contratar. Outras podem não ser tão comuns, mas elas certamente virão de vez em quando.

Como gerenciar a folha de pagamento?

Não negligencie a importância da papelada do empregado. Se você está contratando empregados precisa conhecer todos os documentos necessários para a contratação e fiscalização por parte da Receita Federal.

Crie um calendário de obrigações, assim você organiza a gestão burocrática da sua empresa e não esquece de entregar nenhuma obrigação ao fisco.

Selecione um software de folha de pagamento. Embora você possa ser tentado a lidar com tudo por conta própria, é melhor escolher uma empresa de folha de pagamento que pode lhe fornecer a assistência que você precisa, independentemente da sua localização ou requisitos. Clique aqui para conhecer um sistema de Folha de Pagamento eficiente.

Sistema de folha de pagamento: vale a pena?

Reduzir custos, otimizar o tempo e aumentar a produtividade é o que toda empresa espera alcançar. Um sistema de gestão da folha de pagamento realiza todo o ciclo de todas as funções do departamento pessoal de forma automatizada, o que reduz a possibilidade de erros e retrabalhos.

Escolher um bom sistema de folha de pagamento é a chave para o sucesso.

Por muito tempo, profissionais de recursos humanos tiveram que elaborar a folha de pagamento manualmente, o que exigia um conhecimento específico sobre as leis trabalhistas e uma constante atualização.

Sem contar o tempo que tal prática exigia em relação a cada folha de pagamento, uma vez que cada colaborador pode ter uma remuneração e benefícios variados pagos durante ou no seu mês de trabalho.

No entanto, a utilização de sistemas para a execução da folha de pagamento vem sendo cada dia mais indispensável, uma vez que qualquer erro ou mesmo informações incompletas podem gerar uma enorme dor de cabeça para o empregador e culminar até mesmo em um processo trabalhista.

Qual a vantagem de utilizar um sistema de folha de pagamento?

A grande vantagem na utilização de um sistema de folha de pagamento é a segurança e a agilidade com que o cálculo é feito, o que representa para as empresas precisão dos dados e uma correta elaboração do documento.

É importante destacar que a escolha de um sistema de folha de pagamento deve possibilitar a aderência a novas obrigações previdenciárias e trabalhistas que possam vir a ser exigidas, como é o caso do e-Social.

Uma vez que a escrituração digital deste documento e das obrigações trabalhistas e previdenciárias vem sendo cada vez mais importante, tanto para o recolhimento dos encargos e tributos, como para um fechamento exato do valor que deve ser pago ao trabalhador, o que evita multas e outras penalidades.

Como podemos de ajudar?

O sistema de Folha de Pagamento é a ferramenta mais eficaz para gestão do Departamento Pessoal da sua empresa. Gera todas as guias de recolhimento e demais informações para as principais obrigações fiscais como: RAIS, CAGED, SEFIP, GRRF, DIRF e MANAD, além de gerar arquivo para crédito em conta de diversos estabelecimentos bancários.

O sistema tem cadastro ilimitado de funcionários e de empresas. Realiza automaticamente todo o cálculo e emissão de recibos de pagamentos, férias, rescisão contratual e complementos, além de controle de pagamentos realizados a sócios, profissionais autônomos e facultativos.

Além disso, o sistema de Folha de Pagamento já está adequado para o eSocial, a nova obrigação acessória das áreas trabalhista, previdenciária e fiscal que contém todas as informações sociais dos trabalhadores e abrange todos os empregadores e suas consequências.

Que tal conhecer um sistema de gestão eficiente? Saiba mais clicando aqui.

Aproveite e faça um teste grátis!

Deixe seu comentário! Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário