terça-feira, abril 30, 2024
Home > Artigos > Como escolher um sistema de gestão contábil?

Como escolher um sistema de gestão contábil?

Vale a pena investir em um sistema de folha de pagamento?

Escolher um sistema para informatizar um escritório contábil é uma missão difícil. São inúmeras as situações que devem ser analisadas, pois após a escolha feita é como se fosse casamento e lógico que temos que nos esmerar no sucesso da relação, afinal queremos que seja duradouro, do contrário o que era para ser um investimento passará a ser um grande custo.

Este artigo vai te ajudar na hora da decisão em adquirir um sistema contábil. Boa sorte!

TEMPO PARA CONHECER

O primeiro fator para fazer a escolha certa de um sistema de contabilidade é a disponibilidade de tempo, pois serão necessárias muitas horas e dias para conhecer o máximo de sistemas possíveis existentes no mercado. Na escolha do novo sistema todos envolvidos no processo deverão participar, diretoria, líderes e se possível os principais usuários, pois eles deverão conhecer e comparar cada sistema concorrente e desta forma diminuir a rejeição de usuários na implantação.

 

TECNOLOGIA E INTUITIVIDADE

A tecnologia é outro item importante para sua decisão, mas toda cautela é pouca porque ter um sistema com tecnologia de última geração não é garantia de um bom programa para sua empresa, afinal ele pode ser mal elaborado, dificultando o aprendizado do usuário por não ser lógico e intuitivo. Observe ainda se a tecnologia utilizada no desenvolvimento do sistema continua no mercado, pois existem muitas linguagens e bancos de dados descontinuados e consequentemente o sistema e seu escritório sofrerão com este problema.

OBSERVE OS RECURSOS DO SISTEMA

Tão importante quanto a tecnologia são os recursos dos sistemas, fundamentais, pois são eles que darão produtividade para sua empresa. De nada adianta ter um sistema de última geração que não é prático.

OUÇA REFERÊNCIAS COM CAUTELA

Ouvir a opinião de clientes do novo sistema também é importante. A melhor dica é você conhecer profundamente os sistemas, pois as empresas são diferentes, podem ser mais ou menos exigentes, podem ter mais ou menos necessidades, por isso muitas vezes, o que serve para seu colega pode não servir para você, ou seja, faça sua escolha baseado nas suas necessidades.

O BARATO PODE CUSTAR CARO

Para trocar de sistema é importante que a nova empresa ofereça grandes vantagens, e entre elas não é aconselhável a troca por preço, pois neste momento você certamente estará cometendo o maior erro de todos. De ênfase para a empresa que contemple um bom sistema e atendimento qualificado, logicamente o preço não pode ser tão desproporcional.

SISTEMAS DE GESTÃO CONTÁBIL

Verifique se o sistema que você vai escolher oferece integração com os sistemas de gestão utilizados pelos seus clientes, afinal é disso que você precisa, do contrário, se tornará um vendedor para seu fornecedor de software. Com o fim do programa gratuito da nota fiscal eletrônica é muito importante buscar soluções em sistemas para ajudar na rotina e entrega da NF-e.

Vale lembrar que você não deve ter preconceito, dando oportunidade para todas as empresas, só assim fará uma escolha estudada, baseada no conhecimento, na comparação e na solução das suas necessidades.

contabilidade

Deixe um comentário