Home > Tópico > Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Blog Fóruns NF-e – Nota Fiscal Eletrônica Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #315

    Para que o Sistema autorize a nota fiscal eletrônica é necessário que o menu Manutenção/Empresas/Dados Cadastrais estejam corretamente preenchidos de acordo com as informações do Certificado Digital.

    Em seguida é necessário que no menu Manutenção/Empresas/Parâmetros Adicionais da Empresa – aba Principal esteja definido a utilização da Nfe, série, CFOP mais utilizado, Placa do veículo e UF mais utilizada.

     O cadastro do cliente também deverá estar totalmente preenchido pois as informações serão validadas pela SEFAZ no momento da autorização da Nfe.

    Em seguida será necessário o cadastro dos Produtos, para isso acesse o menu Manutenção/Produtos/Cadastra e preencha as informações de acordo com a atividade de sua empresa, as informações cadastradas serão validadas pela SEFAZ, desta forma se houver erros no cadastro, a Nota Fiscal Eletrônica não será autorizada.

    Em seguida é necessário configurar o Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica, para isso é necessário que no Diretório onde foi instalado o Sistema seja criada algumas novas pastas:

    Pasta NFe

    Dentro da Pasta NFE, criar 4 novas pastas: ASSINADAS, CCE, RECIBOS, SCHEMAS.

    Dentro da pasta SCHEMAS deverá ser salvo o arquivo Schemas disponibilizado pela SEFAZ.

    Em seguida deverá ser acessado o menu Manutenção/Empresas/Parâmetros do Gerenciador da Nfe, na aba Principal deverão ser inseridas as pastas criadas anteriormente.

    Na aba Mensagem de e-mail padrão clicando no botão “P” será configurada uma mensagem padrão para o envio do XML para os clientes, essa mensagem poderá ser alterada a qualquer momento.

    Na aba Endereços Sefaz deverão ser inseridos os Endereços da SEFAZ, clicando no botão “P” esses endereços são configurados automaticamente podendo ser editados a qualquer momento.

     Para o cadastro, assinatura e autorização da Nfe automaticamente é necessário acessar o menu Movimentação/Nota Fiscal Eletrônica/Cadastra, na aba Identificação defina o cliente, data e CFOP.

    Na aba Itens, defina o produto da venda, quantidade e valor.

    Salve a Nota Fiscal Eletrônica e, caso seja a primeira nota fiscal emitida pelo Sistema você deverá informar o número da mesma.

    Em seguida o Sistema questionará se Deseja gerar o arquivo XML para transmissão, clique em SIM e será apresentada a tela de Geração/Validação/Assinatura do Arquivo XML.

    Em seguida, caso todas as informações estejam corretamente cadastradas o Sistema apresentará a mensagem informando que a NF-e foi assinada e validada com sucesso.

    Em seguida, se nos parâmetros do Gerenciador da Nfe foi configurado para realizar a transmissão da NFE automaticamente após a geração do XML o Sistema abrirá a tela do Gerenciador, já com a nota selecionada, clique em OK.

     Após a transmissão o Sistema apresentará a mensagem Nota Fiscal autorizada com Sucesso, nesse momento essa Nfe já consta na base de dados da Sefaz, clique em OK.

    Se foi definido nos Parâmetros do Gerenciador da Nfe o Sistema apresentará a tela para a impressão do DANFE, clique em Imprimir, Visualizar, Gerar Arquivo ou Enviar por e-mail.

    Ao sair da tela de impressão do DANFe, se foi definido nos Parâmetros do Gerenciador da Nfe, o Sistema apresentará a tela para envio do arquivo XML e DANFE para o cliente (caso no cadastro do cliente o e-mail já esteja corretamente informado ele virá preenchido automaticamente), clique em OK e o e-mail será enviado.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.