sexta-feira, abril 19, 2024
Home > Artigos > Já está liberada consulta ao extrato do IR 2016

Já está liberada consulta ao extrato do IR 2016

Veja se caiu na malha fina!

O contribuinte que entregou a declaração no prazo já pode acessar o extrato do Imposto de Renda para saber se caiu na malha fina.

Para ter acesso ao extrato do processamento da declaração, o contribuinte deve acessar a página do e-CAC – Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte:

https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/portal-e-cac-centro-virtual-de-atendimento-ao-contribuinte/portal-e-cac-centro-virtual-de-atendimento-ao-contribuinte

Se for constatada alguma inconsistência, o contribuinte deve fazer uma declaração retificadora com as informações corretas, o que possibilitará a liberação da malha fiscal.

A maior parte dos casos de contribuintes incluídos na malha fina decorre de erros dos contribuintes ou de divergências entre as informações da pessoa física e da fonte pagadora.

As pendências costumam ser resolvidas em pouco tempo e apenas uma pequena parcela de declarações permanece retida em anos posteriores. Assim que o contribuinte fazer a autorregularização, a análise será rápida.

Deixe um comentário