sexta-feira, abril 26, 2024
Home > Artigos > 11 dicas para abrir seu escritório de contabilidade

11 dicas para abrir seu escritório de contabilidade

Nota fiscal será obrigatória em todas as encomendas a partir de 2018

O escritório de contabilidade hoje, possui métodos diferentes dos utilizados antigamente, tendo como função contabilizar toda a gestão financeira de determinadas pessoas e empresas. Além de preparar e organizar toda a área contábil para as exigências da Receita Federal.

O contador pode ser o responsável por criar uma gestão do fluxo de capital de uma empresa, fazer um planejamento financeiro para clientes, auditoria em contas, entre outras atividades que são realizadas por esses profissionais contábeis.

Criamos este post para auxiliar os profissionais da contabilidade a investir em seu próprio escritório de contabilidade. Veja abaixo o que é preciso para abrir seu escritório contábil:

Qual o valor para abrir um escritório de contabilidade?

O investimento irá variar de acordo com a expectativa e intenção do empreendedor, já que dependerá da estrutura que se deseja aplicar na implementação do escritório de contabilidade e os processos burocráticos ($) que a junta comercial e outras organizações exigem.

O valor de investimento inicial vai depender bastante das atividades que serão realizadas neste escritório. Móveis podem ser adaptados e normalmente o computador particular também. Mas lembre-se de separar o que faz parte do escritório e o que não faz.

O valor gasto para este processo pode variar dependendo do que se pretende colocar, mas normalmente o investimento inicial varia entre R$500 a R$5000.

gestão contábil

Qual estrutura precisa ter meu escritório de contabilidade?

O tamanho da estrutura física de um escritório de contabilidade irá depender essencialmente da perspectiva do profissional contábil.

Muitos profissionais começam adaptando uma sala ou espaço da própria casa para realizar o trabalho contábil. Esta é uma opção para aqueles que estão iniciando a carreira agora e querem ganhar nome e espaço no mercado primeiro.

Outra opção que estes profissionais optam é alugar um espaço comercial para realizar as operações contábeis. Dessa forma eles separam o espaço comercial do familiar.

O custo para esta opção pode ser mais elevado, mas é bem aceita pela maioria dos contadores e profissionais contábeis.

Quais exigências legais meu escritório de contabilidade precisa atender?

O empreendedor deverá cumprir algumas exigências iniciais e somente poderá se estabelecer depois de cumpridas. Separamos algumas delas e listamos logo abaixo. Confira:

Registro da empresa nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
  • Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
  • Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • Corpo de Bombeiros Militar;
  • Registro do escritório de contabilidade junto ao Conselho Regional de Contabilidade.

*Visite a prefeitura da cidade onde pretende montar o seu escritório de contabilidade para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.

Qual atendimento devo dar ao meu escritório de contabilidade?

Invista em atendimento diferenciado! Todo o resto da rotina de serviços pode ser igualmente realizada pela concorrência. Ter e manter um bom relacionamento é o primeiro passo.

Quando o cliente tem suas necessidades atendidas, o escritório contábil torna-se mais produtivo e eficiente. É preciso encarar essa postura como algo que será revertido em bons resultados.

Quando o relacionamento é estabelecido com o cliente, é possível otimizar o tempo de serviços, ter custos reduzidos e informações bem definidas.

Devo estabelecer prazos para meu escritório contábil?

Notas, recibos, contas a pagar e a receber, aumento de ativos e passivos, entre tantos outros correspondem às obrigações para com escritórios contábeis e empresas que entregam essas informações.

Cumprir prazos evidencia compromisso com seu negócio e cliente.

Mas e se a culpa não é sua? As vezes muitos clientes esquecem ou atrasam documentos, talvez seja o momento de aprimorar seus serviços.

Elabore calendários de prazos, indique programas de gestão contábil para a organização, de dicas de planejamento, ofereça atendimento diferenciado para que ambas as partes saiam ganhando depois.

Como organizar a rotina do meu novo escritório de contabilidade?

Organize a rotina administrativa do seu escritório contábil para fidelizar clientes. Organização é tudo.

Imagine que seu escritório esqueceu ou atrasou uma informação ao Fisco e seu melhor cliente saiu prejudicado. Atitudes assim acabam com a credibilidade do seu escritório.

O sucesso de um bom relacionamento com clientes está diretamente ligado à qualidade dos serviços prestados e a organização da rotina administrativa.

Preciso de um sistema de gestão contábil?

Hoje em dia não dá para perder muito tempo, então escolher um software de gestão pode ser a melhor opção. Por isso, antes de se decidir por um, leve em consideração alguns fatores.

Basicamente, o melhor software para o seu escritório contábil será sempre aquele que atende todas as suas necessidades.

Estão aqui as perguntas essenciais que você deve fazer antes de implementar um software de gestão contábil.

sistema de contabilidade

Quais são seus problemas de gestão?

Essa é a pergunta-chave quando você quer implementar um software de gestão. Como o intuito é melhorar as entregas da sua equipe, não adianta nada se o produto não supre todas as suas necessidades.

O primeiro passo é reconhecer os problemas que você deseja eliminar. Afinal, a chance de escolher o software adequado é muito maior quando você identifica quais são as suas dificuldades.

Em diversos níveis de gestão os problemas mais frequentes são:

  • Baixa rentabilidade dos projetos;
  • Falta de foco e prioridade do trabalho da equipe;
  • Grande volume de tarefas deixadas para a última hora;
  • Rejeição da equipe para aceitar novos processos;
  • Dificuldade de reter talentos.

Quais são os objetivos ao utilizar o produto?

Depois de apontar as dificuldades, ficará mais fácil estabelecer quais são os objetivos que a sua empresa espera alcançar com o software.

Por exemplo: controlar a área financeira, o estoque, a contabilidade, as vendas, as emissões de notas fiscais eletrônicas e muitas outras áreas importantes.

O sistema de gestão oferece um bom atendimento e suporte?

Alguns sistemas prestam um atendimento ao cliente mais rápido que outros. Você precisa de um suporte ágil?

Então, aproveite e teste o suporte que você irá contratar. Peça ajuda e veja quanto tempo levará para receber um retorno – e se este retorno foi satisfatório.

Você tem direito a um período de teste?

Por último e muito importante, mesmo que o software que você optou atenda a todos os seus pré-requisitos, é fundamental que você teste por um período mínimo sem compromisso antes de contratá-lo.

Como você já conhece todas as dicas para abrir seu escritório de contabilidade e de contratar um software de gestão, conheça os sistemas de gestão contábil da e-Contab.

Clique aqui e faça um teste grátis AGORA!gestão contábil

 

Deixe um comentário