quinta-feira, março 28, 2024
Home > Artigos > 4 dicas de como sair do vermelho no seu escritório contábil

4 dicas de como sair do vermelho no seu escritório contábil

Até empresas da contabilidade, assim como qualquer outro segmento, passam por um grau de endividamento. Só que o que muda é se essa dívida está sob controle ou não, pois se as dívidas do seu escritório ultrapassarem a sua capacidade de pagamento, se você foi obrigado a contrair empréstimos com bancos e outras instituições com juros exorbitantes, é chegado o momento de tomar algumas atitudes que te façam sair do vermelho.

Para te ajudar a melhorar esse cenário, listamos aqui quatro etapas que poderão contribuir com a recomposição das finanças do seu escritório. Leia atentamente, analise as sugestões e veja como sair do vermelho.

Identificação do problema

O ideal é que o problema seja identificado antes que fuja do controle. Ao perceber que as despesas de seu escritório têm sido maiores do que as entradas, tome logo uma atitude. Porém, mesmo após o fato consumado, é preciso identificar os gargalos que fizeram o negócio entrar no vermelho. Faça um apanhado de todas as entradas, inclusive os empréstimos que foram contraídos, bem como de todas as despesas, fixas e variáveis. A intenção aqui, além de apontar as causas do endividamento, é atestar a viabilidade do negócio e saber quanto a empresa possui e quanto ela deve.

Planejamento

Uma vez identificado o problema e suas reais dimensões, elabore um plano de ação para sair do vermelho. Um bom planejamento deve considerar todas as variáveis possíveis. Não é simplesmente cortar gastos e aumentar a receita, embora isso seja primordial, mas a questão é como fazer isso. A maioria das empresas opta por demitir funcionários, porém, isso pode refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados — além de a empresa precisar dispor de fundos para o acerto com os funcionários demitidos.

Adequação

Essa etapa é realizada após a análise das conclusões e a elaboração do planejamento, e é caracterizada pela prática das medidas propostas. Se após o levantamento das entradas e despesas não for demonstrada lucratividade, é preciso repensar e criar alternativas. O ideal é que seu escritório aumente sua receita, promovendo seus serviços, buscando a fidelização e indo atrás de novos clientes.

Renegociação

Não é fácil dormir tranquilo com uma dívida que tende a virar uma bola de neve, então, o ideal é tentar controlá-la a qualquer custo. Uma boa dica é procurar direcionar todas as suas dívidas para uma instituição que ofereça a menor taxa de juros. Faça uma análise de qual valor seria o ideal para você pagar mensalmente e apresente essa proposta à instituição escolhida. Você poderá se surpreender!

Por último, não tente resolver tudo sozinho. Busque ajuda de profissionais da sua área ou de administração para fazer a melhor escolha e tomar as decisões corretas. Uma boa opção para auxiliar na administração do seu escritório são os softwares desenvolvidos especialmente para contabilistas.

contabilidade

Deixe um comentário