quinta-feira, agosto 18, 2022
Home > Notícias > Especialistas indicam maneira eficiente para implantação de um sistema de gestão

Especialistas indicam maneira eficiente para implantação de um sistema de gestão

Especialistas indicam maneira eficiente para implantação de um sistema de gestão

É natural que empresas recorram à tecnologia para otimizar os processos e a rotina de trabalho, afim de aumentar a produtividade e a lucratividade. Atualmente é mais comum encontrar empreendedores que optam por sistemas de gestão integrados do que aqueles que ainda são fidedignos à papelada para gerir toda a empresa.

A 2ª edição da pesquisa anual ‘Panorama Mercado de ERP’, elaborada pelo Portal ERP, revelou números e informações sobre o comportamento do mercado de ERP no Brasil. Os dados coletados de outubro de 2016 a janeiro de 2017 evidenciaram que 44% das empresas participantes da pesquisa, estão avaliando investir na melhoria do processo de gestão com o uso de um sistema ERP.

Para o consultor técnico, Mateus Joia, antes de adquirir um sistema de gestão é necessário buscar entender o máximo possível sobre o seu negócio. “Parece óbvio, mas conhecer todas as rotinas de sua empresa e saber o que facilita o processo de cada uma delas irá te ajudar a definir quais sistemas poderão lhe atender da melhor maneira possível. ”, afirma Joia.

O consultor ainda pede para que o empreendedor, pesquise sobre sistemas em potencial, busque informações e agende uma demonstração com os que mais chamaram a atenção. “Tenha um “check list”, com todos os pontos importantes que foram levantados por você, dessa forma, poderá fazer perguntas objetivas e listar quais pontos cada sistema lhe atende”, disse Joia.

O foco das empresas, segundo a pesquisa do Portal ERP, será investir para atualizar a versão e ampliar o uso do ERP prioritariamente nos próximos 12 meses. Para o professor universitário, especialista em análise de sistema e mestre em engenharia de produção, Pablo Rodrigo, uma maneira eficiente na adoção de um sistema ERP, consiste em pesquisar sobre os sistemas existentes no mercado e saber quais suas principais características e funcionalidades. Ele ainda defende que é importante também ter contato com outras empresas que já utilizam o sistema. “Uma boa recomendação é sempre importante”, reforça Rodrigo.

Com a adoção do ERP de forma mais ampla na gestão das empresas, a pesquisa apontou que 18% das entrevistadas vão investir em novos módulos para aprimorar e aplicar os dados a favor da estratégia e competitividade, para alavancar melhores resultados no mercado.

Para o gerente comercial, Anderson Dias, os benefícios de utilizar um sistema ERP são muitos e começam a ser vistos já no início do projeto e que com esses sistemas, fica mais fácil encontrar os pontos fortes e fracos da empresa. Para Dias “logo no começo percebe-se a facilidade na obtenção de dados, agilizando o trabalho de seus colaboradores, economizando tempo e trazendo segurança nas informações. ”

gestão contábil

Deixe um comentário