quinta-feira, março 28, 2024
Home > Artigos > Guia para escolher o software de gestão contábil ideal

Guia para escolher o software de gestão contábil ideal

Guia para escolher o software de gestão contábil ideal

O Brasil é 9º maior mercado de softwares e serviços de TI do mundo segundo a Associação Brasileiro de Empresas de Software (ABES). Quase 25% de todos os investimentos em software no mercado brasileiro é direcionado a produtos nacionais e esse volume tende a crescer nos próximos anos.

As peculiaridades do mercado brasileiro fazem com que os softwares de gestão contábil nacionais acabem se destacando dos do mercado estrangeiro, uma vez que com muitas leis, regulações e recentes modernizações fiscais, exigem mais atenção de todas as empresas do país.

Informatizar empresas e processos deixou de ser considerada estratégia de negócio e passou a ser necessidade básica para acompanhar o ritmo do mercado. Por isso, separamos neste post as principais informações que você precisa conhecer antes de investir em um programa de gestão contábil.

O melhor sistema de gestão contábil

Antes de escolher um software para o seu escritório é preciso levar em conta alguns fatores importantes. O melhor sistema será sempre aquele que atende todas as necessidades da sua empresa com eficiência e agilidade.

Existem perguntas essenciais que você deve se fazer antes de implementar um programa de gestão contábil.

Como identificar problemas de gestão?

Essa é a pergunta-chave para implementar um software de gestão na sua empresa. Como o intuito é melhorar as entregas da sua equipe, não adianta nada se o produto não supre todas as suas necessidades.

O primeiro passo é reconhecer os problemas que você deseja eliminar. Afinal, a chance de escolher o software adequado é muito maior quando você identifica quais são as suas dificuldades. Em diversos níveis de gestão os problemas mais frequentes são:

  • Falta de produtividade;
  • Falta de foco e prioridade do trabalho;
  • Grande volume de tarefas deixadas realizadas manualmente;
  • Rejeição da equipe para aceitar novos processos e sistemas;
  • Dificuldade de reter talentos.

Por que preciso de um programa de gestão contábil?

Depois de apontar as dificuldades, ficará mais fácil estabelecer quais são os objetivos que o seu escritório espera alcançar com um sistema de gestão.

Os programas comercializados atualmente podem controlar o fluxo de trabalho, saber quanto custa cada colaborador em um projeto, formar a equipe mais eficiente possível, tornar a gestão mais simples, compilar dados confiáveis, eliminar desperdícios, automatizar o envio de informações ao governo, calcular automaticamente de impostos e muito mais.

Hoje em dia automatizar processos é fundamental para garantir a competividade da empresa e prepará-la para as transformações digitais.

Por onde começar?

Comece identificando seus problemas de gestão e entendendo o real motivo pelo qual sua empresa precisa de um sistema de gestão para automatizar sua rotina contábil.

Após realizar essa análise, pesquise empresas que forneça a solução ideal para o seu escritório de contabilidade. Busque por sistemas completos que gerencie todas as áreas como, folha de pagamento, contabilidade, escrituração fiscal e muitas outras.

Quanto mais personalizado para a sua empresa o sistema for, mais chances de eficiência seu negócio terá.

Sistema de gestão com suporte ilimitado

Pesquise por empresas que ofereçam suporte ilimitado e gratuito. A e-Contab oferece planos mensais de sistemas de gestão com suporte grátis e ilimitado para que você tenha mais agilidade na resolução de dúvidas dos sistemas ou legislativas.

Experimente grátis

Mesmo que o software que você optou atenda a todos os seus pré-requisitos, é fundamental que você teste por um período mínimo sem compromisso antes de contratá-lo.

Tire todas as suas dúvidas no período de teste para não ter surpresas após a contratação. Peça uma demonstração do sistema e exija que o consultor realize rotinas comuns na sua empresa para que você visualize o processo, afinal você fará no dia a dia do seu escritório de contabilidade.

Quanto custa um sistema de gestão contábil?

São variados os custos demandados para a contratação, desde o investimento em infraestrutura, até o valor de customização do sistema. Não se tem valores específicos, há variação de R$19,00 até acima de R$10.000,00, dependendo da sua empresa. Por isso vale a pena não ter medo de testar. Teste quantos software você puder!

Existem empresas de sistemas de gestão contábil, que oferecem softwares totalmente integrados que aumentam sua eficácia, além de controlar todos os processos do seu escritório. Há algumas ainda, que contam com um suporte diferenciado e ilimitado e uma equipe de especialistas prontos para te atender.

Como você já conhece todas as dicas para escolher um sistema de gestão, conheça a e-Contab que oferece as melhores soluções para a gestão de tarefas, projetos e pessoas.

Deixe um comentário