quarta-feira, abril 8, 2020
Home > Artigos > Organize a gestão do seu escritório contábil

Organize a gestão do seu escritório contábil

Organize a gestão do seu escritório contábil

As novas exigências da Receita Federal somada as grandes transformações digitais da atualidade, estão deixando os profissionais contábeis preocupados com a gestão de seus escritórios de contabilidade.

Um estudo da Sage Brasil mostrou que 66% dos escritórios de contabilidades desconhecem o eSocial e apenas 33% ouviram falar sobre a nova fase de prestação de informações ao Governo, apenas 9% disseram estar preparados para o eSocial.

As transformações digitais, também estão mudando a maneira de gestão das empresas. Segundo o estudo da Universidade de Oxford, 98% dos serviços como preparação fiscal serão completamente automatizados nos próximos 20 anos. O contador precisa estar atento para não ser ultrapassado por seus concorrentes.

Separamos neste post informações valiosas para deixar seu escritório de contabilidade preparado para as exigências do Governo e atualizado com as transformações digitais do mercado. Continue a leitura.

Fundos pessoais X Fundos empresariais

Parece clichê, mas não é. Existem empreendedores que ainda não realizam essa separação simples que melhora a forma de gestão.

No Brasil apenas 20% das empresas contábeis apresentam amadurecimento gerencial e dão atenção às questões estratégicas de negócios.

Separar seus fundos pode oferecer proteções futuras além de tornar mais fácil lidar com seus impostos anualmente.

Você não é obrigado a separar suas finanças pessoais e comerciais, mas é uma boa ideia se você pretende trazer uma renda melhor e mais organizada.

Independentemente de você decidir separar seus fundos, você precisa manter registros financeiros precisos por motivos fiscais, rastreamento de receitas e despesas e outros motivos comerciais.

Monitore suas despesas

Antes de sair contratando novos colaboradores ou investindo em qualquer tipo de serviço de consultoria legislativa ou software de contabilidade online, é preciso monitorar suas despesas para não ter problemas no final do mês.

É possível contratar um novo funcionário? Sim. Então pesquise por pessoas que tenham conhecimento sobre o eSocial e saibam como realizar as tarefas contábeis. Se não, separe um colaborador ou até você mesmo para pesquisar e estar bem atento as novidades e exigências do eSocial.

Posso investir em uma consultoria legislativa ou um sistema de contabilidade online? Sim. Então pesquise os sistemas que sejam especializados em escritórios de contabilidade e estejam preparados para o eSocial. Se não, verifique se o seu sistema atual oferece algum recurso ou funcionalidade para auxiliá-lo no processo de implantação do eSocial.

Dê exclusividade ao eSocial

Algumas empresas que já começaram a usar o eSocial, relataram dificuldades em atender as exigências do programa. Para não deixar de cumprir prazos, alguns contadores contrataram novos funcionários para reforçar a equipe contábil e deixa-la mais preparada.

Contratar um novo funcionário irá depender da sua demanda. Às vezes, separar uma pessoa, ou até uma equipe, exclusivamente para o eSocial pode melhor organizar seu escritório, sem haver custos extras. Mas lembre-se, o eSocial exige muitas informações importantes que devem ser informadas com atenção.

Evite inconsistências no eSocial

O eSocial irá exigir várias informações sobre os funcionários e qualquer inconsistência nos dados impede que o sistema continue funcionando.

Por exemplo, o eSocial não aceita dados de um funcionário que foi registrado com nome de solteiro e mudou o sobrenome ao casar-se posteriormente. Empregados que perderam a carteira de trabalho e fizeram uma segunda via com novo número do PIS também podem não ser identificados.

Problemas deste tipo têm obrigado patrões e contadores a atualizar o cadastro completo de seus funcionários, exigindo deles uma força-tarefa.

Além dos dados cadastrais, o eSocial passará a exigir em suas fases seguintes que as empresas informem toda a movimentação trabalhista, da folha de pagamentos à demissão – dados que antes eram comunicados a órgãos diferentes como a Previdência, o Ministério do Trabalho e a Receita Federal.

Invista em um programa de contabilidade online

Com as crescentes transformações digitais, tornou-se essencial utilizar um sistema de contabilidade online.

A inovação na contabilidade trouxe modernidade na geração e o envio de informações tributárias, legais e trabalhistas por meio digital. SPED e eSocial são exemplos de projetos que evidenciam a importância do contador se desenvolver e buscar automação de processos, conexão com clientes, novos modelos de negócio e até mesmo uso de tecnologias inovadoras para se adequar ao novo modelo de mercado digital.

A contabilidade online oferece ao seu escritório contábil mais mobilidade de empreender em qualquer lugar e quando quiser, aumentando a acessibilidade das informações em tempo real e com total segurança de dados.

Organize a gestão do seu escritório de contabilidade

Conheça a e-Contab Online, sistemas especializados em Gestão Contábil para automatizar seu escritório de contabilidade e prepara-lo para as exigências do Governo. Saiba mais acessando aqui.