sábado, abril 27, 2024
Home > Notícias > Sped: Decreto acaba com a obrigatoriedade do livro contábil

Sped: Decreto acaba com a obrigatoriedade do livro contábil

Durante a reunião do Conselho Deliberativo ontem, 25, a Presidente Dilma Rousseff, assinou o decreto que dispensa a obrigatoriedade de livros contábeis por juntas comerciais quando enviados à Receita Federal por meio eletrônico.

De acordo com a Agência do Brasil, o presidente do Conselho Deliberativo do Programa Bem Mais Simples, Guilherme Afif Domingos afirmou, que esse decreto acaba com a obrigatoriedade do livro contábil para quem está no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). A economia com a migração de quem hoje usa livros contábeis para o Sped será de R$ 480 milhões por ano.

Afif Domingos afirmou que o governo tomou as medidas para simplificar o ambiente de negócios no país. “Os projetos visam a tirar o Brasil de métodos medievais e trazê-lo para a era digital. É eliminar burocracia que não faz nenhum sentido no mundo digital.”

Bem Mais Simples

O Programa Bem Mais Simples Brasil e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, lançados pelo governo em fevereiro de 2015, ajuda com medidas para desburocratizar os processos para abertura e fechamento de pequenas e médias empresas. O programa prevê redução de papelada necessária para abrir um negócio, unificação de cadastro, agrupamento de serviços públicos para os empreendedores em um só lugar e o fim de exigências que se tornaram dispensáveis como uso de novas tecnologias.

Deixe um comentário