sexta-feira, abril 19, 2024
Home > Artigos > Networking eficiente: 5 dicas poderosas para contadores

Networking eficiente: 5 dicas poderosas para contadores

O networking, ou rede de contatos, é essencial para que você se mantenha ativo e competitivo em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado. Essa rede de conexões é formada por profissionais com os quais você já trabalhou, por empresas onde já atuou ou, de alguma forma, conhece.

Um bom networking pode gerar não só parcerias, mas uma troca importante de informações que poderão ser utilizadas para enriquecer a sua vida profissional. Portanto, deve ser permanentemente cultivado com os diferentes grupos de pessoas e empresas que podem não só agregar valor à sua carreira, mas também colher benefícios com essa relação. Mas de que forma isso pode ser desenvolvido?

 

Vamos te mostrar algumas dicas para melhorar o seu networking. Confira:

 

Reative seus contatos

Como estão os seus colegas de faculdade? Ou aqueles que você conheceu na primeira empresa em que trabalhou? É preciso reativar, de forma progressiva e planejada, os seus contatos — os mais relevantes, claro. Já pensou em usar o LinkedIn a seu favor neste momento?

Tenha o cuidado de não falar diretamente de trabalho já na primeira troca de mensagens, deixe que o assunto flua com naturalidade, mas não se limite a somente bater papo sem sentido algum. Compartilhe o seu momento na carreira e entenda como seus colegas estão, o que fizeram e como a carreira deles se diferencia da sua. O bom networking também é formado por conhecimento e troca de experiências.

 

Busque sempre novos grupos de contatos

Para um networking de qualidade é preciso se conectar com diferentes profissionais que possam estar relacionados, de alguma forma, com o universo da sua área. Assim, é preciso estar atento aos eventos, palestras e outras formas de interação, e procurar se apresentar e conversar com o maior número de pessoas possível.

 

Invista em especialização

O estudo é uma das formas de se atualizar e buscar contatos, então será que não é hora de você começar a estudar novamente? Procure uma especialização ou curso que seja um pouco diferente de sua atuação atual, o que poderá lhe apresentar novas pessoas e, por consequência, novas possibilidades de trabalho na sua carreira.

 

Não seja superficial

Se você quer construir uma nova rede de relacionamentos, procure entender um pouco do assunto. Caso queira trabalhar com consultoria pessoal na área contábil, por exemplo, que tal estudar um pouco mais sobre o universo dos seus possíveis clientes? Assim, é preciso dedicação e investimento em qualificação, pois seu conhecimento poderá ser posto à prova, e caso não demonstre domínio do assunto, sua credibilidade pode ficar prejudicada.

 

Evite falar mal de outros profissionais

Na profissão contábil, além da possibilidade de lhe gerar problemas junto ao Conselho Regional de Contabilidade — existe uma sanção prevista para essa situação —, denegrir a imagem de um colega pode lhe prejudicar junto aos outros profissionais, principalmente porque alguns grupos podem ser extremamente próximos e o que você fala pode passar uma imagem negativa do seu nível de profissionalismo.

Tem alguma outra dica? Deixe o seu comentário!

contabilidade

Deixe um comentário