sexta-feira, abril 26, 2024
Home > Artigos > Quanto custa um sistema de gestão contábil?

Quanto custa um sistema de gestão contábil?

Perguntas e Respostas - Férias Coletivas

Uma dúvida que assola e muito os empreendedores e contadores é quanto custa a implantação de um sistema de gestão contábil. Esse valor depende muito da sua empresa, do segmento, do tamanho e de quantos usuários irão usar o sistema.

Antes de mais nada é preciso fazer algumas perguntas. O que sua empresa ou escritório precisa? Quais módulos ela está realmente precisando? Qual sistema reduzirá os custos e o retrabalho? Posso confiar nessa empresa? Os preços são bons? Testei os sistemas? Esclareceram minhas dúvidas? O suporte é rápido e eficiente?

Muitas empresas só prometem. O ideal é que você pesquise bastante e teste todos os sistemas. Não tenha medo de perguntar. Atendente não morde. Teste os sistemas, veja se ele atende o seu negócio e se ele ajudará a resolver os problemas que precisam de atenção. Após isso, aposte em um sistema que aumentará a eficácia gerencial do seu negócio.

Separei alguns tópicos que você precisa verificar antes de adquirir um sistema ERP.

Quais os custos para a contratação de um sistema de gestão contábil?

São variados os custos demandados para a contratação, desde o investimento em infraestrutura, até o valor de customização do sistema. Não se tem valores específicos, há variação de R$19,00 até acima de R$10.000,00, dependendo da sua empresa. Por isso vale a pena não ter medo de testar. Teste quantos software você puder!

Existem empresas de sistemas de gestão, que oferecem softwares totalmente integrados que aumentam sua eficácia gerencial, além de controlar todos os processos da sua empresa. Há algumas ainda, que contam com um suporte diferenciado e ilimitado e uma equipe de especialistas prontos para te atender.

O sistema de gestão contábil possui licença de uso?

Há diversas modalidades de venda e aluguel para adquirir a licença de uso do sistema. É possível obter a licença vitalícia, que seria a compra do sistema, ou efetuar contratos de locação, em que o usuário paga mensal ou anualmente. Ainda é possível variar o valor de contratação conforme os módulos adquiridos. Depende bastante de empresa para empresa.

folha de pagamento

Custos de manutenção e suporte de um sistema de contabilidade?

Muitas empresas cobram um custo de manutenção, que pode variar conforme os módulos, tipo de licença adquirida e a manutenção realizada.

A maioria dos softwares ERPs oferecem sistemas de suporte e ajuda para os usuários, o que pode demandar custos mais elevados para a empresa. Geralmente suportes “Premium” incluem treinamento e consultoria personalizada, com um valor a ser pago à parte.

Por isso, a pesquisa e teste é fundamental na escolha de um sistema de gestão contábil. Existe empresas que oferecem suporte ilimitado e treinamentos eficientes, além de vídeos e fóruns atualizados, sem qualquer custo adicional.

Posso customizar meu software contábil?

Muitas empresas oferecem a possibilidade de customizar os ERPs, visando melhor atender às necessidades dos clientes. Estas customizações podem gerar mais custos, já que a empresa de software, terá que modificar os módulos para atender especialmente a um cliente.

Lembre-se, os sistemas ERPs vieram para simplificar e otimizar a gestão da empresa. Portanto, simplificar a contratação deste sistema com estas dicas é fundamental para o sucesso da implantação dos ERPs.

Na hora da escolha de um sistema de gestão ERP é importantíssimo que seja feita uma pesquisa de necessidades que a sua empresa precisa. Não adianta pensar apenas em um processo ou departamento e esquecer do restante. Por isso, listamos aqui 10 fatores críticos para que o sucesso da implementação de um sistema ERP seja eficiente. Confira!

O que é ERP?

Os sistemas integrados de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning), tornaram-se, nas últimas décadas, uma das mais importantes ferramentas utilizadas na gestão de negócios, que contribuem para o fortalecimento de empresas mais eficientes, com resultados primorosos, maior automatização de processos e melhor fluxo de informações apresentadas.

Separamos alguns fatores que podem garantir o sucesso da implementação de um sistema ERP. Confira abaixo:

  • Obter a participação ativa da alta gerência;
  • Implementar o gerenciamento de mudanças buscando reduzir o “medo” dos usuários pouco informados;
  • Identificar os Usuários-chave, que são indispensáveis em seus respectivos departamentos;
  • Escolher com segurança para Gerente do Projeto um profissional experiente e respeitado, de modo a descaracterizar o ERP como um sistema da área de informática, e sim como um redesenho do modelo de gestão;
  • Planejar e realizar treinamentos;
  • Definir claramente os diversos papéis na implementação do sistema, através da união de conhecimentos e esforços para o alcance do sucesso;
  • Adaptar o sistema à empresa e vice-versa, refletindo sobre a realidade atual da empresa ou a utilização das melhores práticas;
  • Escolher a consultoria adequada (know-how);
  • Garantir a qualidade;
  • Simplificar em todos os sentidos: na definição de modelos, no desenho da solução e na própria implementação do sistema.

Por que contratar um software ERP?

ERP proporciona soluções que beneficiam e melhoram a eficiência, qualidade e produtividade da empresa, elevando como consequência a satisfação dos clientes e o faturamento da empresa.

Reduzir custos e aumentar o faturamento são dois pontos que merecem atenção em épocas de instabilidade econômica. Visto que nem sempre uma coisa auxilia ou ajuda a outra. É por isso que existem ferramentas capazes de ajudar e melhorar esse processo.

O sucesso na implantação do ERP requer foco, empenho da organização e uma abordagem formalizada no gerenciamento do projeto. O que muitas empresas têm feito é reduzir sem planilhar, sem fazer relatórios. Não é para sair cortando tudo. Tem que ser feita uma análise antes.

Será que este recurso diminuirá ou aumentará o retrabalho? Este funcionário pode fazer muita falta? O importante nestas horas é fazer uma organização e planilhar tudo, depois está na hora da ação.

Por que escolher os sistemas da e-Contab?

Os sistemas da e-Contab são feitos para atuar e resolver esses e muitos outros problemas. Os sistemas são modulares e integrados, de fácil utilização e excelente custo x benefício.

E mais! Os módulos podem ser adquiridos individualmente para cada setor da sua empresa ou escritório. O que aumenta a agilidade na implantação e a oferta de soluções adequadas às necessidades específicas do negócio. Faça um teste grátis por 7 dias!

gestão contábil

Deixe um comentário