sexta-feira, março 29, 2024
Home > Artigos > Reduza custos no seu escritório contábil de maneira eficiente

Reduza custos no seu escritório contábil de maneira eficiente

Possuir uma gestão financeira eficiente garante bons resultados para a sua empresa ou escritório de contabilidade. Separamos algumas dicas que podem te ajudar no gerenciamento eficiente.

Possuir uma gestão financeira eficiente garante bons resultados para a sua empresa ou escritório de contabilidade. Separamos algumas dicas que podem te ajudar no gerenciamento eficiente.

Como organizar minha gestão financeira?

Antes de mais nada é importante prestar atenção aos pontos que colocarei aqui em baixo, leia todos eles, colocarei ainda dicas que um bom gestor precisa possuir e implantar para organizar toda a gestão da empresa.

O que é gerenciamento de dados?

Antes de adotar qualquer medida direta na gestão, o primeiro passo a ser dado é desenvolver entre os colaboradores uma cultura de gerenciamento de gastos, seja qual for o tamanho da equipe.

Começar por isso é fundamental, porque sem o apoio das pessoas você dificilmente conseguirá implementar qualquer prática de contenção de despesas, pois são elas que estão no dia a dia, lidando com materiais e processos.

A principal mensagem refere-se à otimização e ao envolvimento de todos nesse processo. Para que isso fique bem claro e não gere ruídos, explique bem os motivos.

A equipe precisa entender que isso não é algo ruim, mas, sim, benéfico e tem a ver com sustentabilidade e precaução. A finalidade é manter a saúde da empresa e promover um ambiente organizado.

Preciso contratar um contador?

Você deve estar se perguntando: se estamos falando em cortes de custos, qual o sentido de falar na contratação de um contador? É simples.

Contar com esse profissional não é um gasto, mas sim um investimento que mesmo sendo relativamente alto, proporcionará ganhos a longo prazo. Ter a ajuda de um especialista é fundamental, mesmo que exista na equipe alguém com conhecimento em finanças.

Um contador pode enxergar erros no seu planejamento financeiro que ninguém ainda havia visto, o que no futuro, poupará sua empresa de prejuízos e gastos desnecessários.

Preciso implantar um sistema de gestão contábil?

Em paralelo à cultura desenvolvida junto aos funcionários e às medidas de contenção, implemente um software de ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa).

Trata-se de uma solução que permite gerenciar os dados de todos os setores de uma empresa de maneira integrada. Esta ferramenta possibilita o fluxo de informações de forma consistente, pois as etapas se completam e os processos se tornam mais claros.

Hoje existem sistemas de gestão contábil online que oferecem mais mobilidade, agilidade e segurança no dia a dia do escritório de contabilidade, garantindo um maior aproveitamento do tempo e organização nos envios das obrigações ao governo.

Quanto custa um software de gestão contábil?

São variados os custos demandados para a contratação de um programa de gestão contábil, desde o investimento em infraestrutura, até o valor de customização do sistema.

O valor pode variar de R$19,99, por exemplo, até acima de R$10.000,00, depende muito da sua empresa e características dela. Por isso vale a pena não ter medo de testar. Teste quantos software contábeis você puder!

Existem empresas de sistemas de gestão que oferecem softwares totalmente integrados que aumentam sua eficácia gerencial, além de controlar todos os processos da sua empresa.

Existem custo com manutenção e suporte no sistema ERP?

Muitas empresas cobram um custo de manutenção, que pode variar conforme os módulos, tipo de licença adquirida e a manutenção realizada.

A maioria dos softwares ERPs oferecem sistemas de suporte e ajuda para os usuários, o que pode demandar custos mais elevados para a empresa. Geralmente suportes “Premium” incluem treinamento e consultoria personalizada, com um valor a ser pago à parte. Por isso, a pesquisa e teste é fundamental na escolha de um sistema de gestão ERP.

Um software contábil resolve os problemas do meu escritório?

Toda empresa precisa de planejamento para conseguir prosperar, independentemente do seu tamanho ou área de atuação. Um sistema ERP traz uma série de vantagens para as empresas conseguirem ter um maior controle de todo o negócio.

Invista em um sistema de gestão que atenda 100% os processos da sua empresa ou escritório de contabilidade. Procure por empresas de software que ofereçam sistemas de gestão completos e seguros, dessa forma, você integra e automatiza todos os processos da empresa com segurança de dados. Clique aqui e conheça o programa de gestão contábil da e-Contab.

Deixe um comentário