sexta-feira, março 29, 2024
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4 maneiras para fazer marketing contábil de modo mais moderno

Para aqueles que ainda dizem que não possuem habilidades de comunicação ou que marketing demanda alto investimento é chegada a hora de abandonar esse tipo de pensamento.

Marketing não é uma questão de perfil, mas uma decisão de negócio e uma competência profissional que pode ser desenvolvida. Segundo Philip Kotler, influente autor no assunto, o marketing afeta profundamente a vida cotidiana. “Ele está em tudo o que fazemos – das roupas que vestimos aos sites em que clicamos, passando pelos anúncios que vemos”.

A transformação digital tem impactado a maneira das pessoas se comunicarem e isso afeta as estratégias de marketing do contador e os principais pontos de mudança são no formato da comunicação e no valor do investimento.

Veja algumas dicas para adotar definitivamente o marketing no seu escritório. Confira!

 

Adotar estratégias

É fundamental que o contador ou/e escritório possua um site contábil e com um blog, para realizar divulgação da empresa e consequentemente aumentar o orçamento.

 

Definindo a Persona

Para começar a produzir um material de qualidade, o primeiro passo é mapear quem é seu público de forma muito bem detalhada. Trocando em miúdos, é desenhar o perfil da pessoa que decide pela contratação dos serviços do seu escritório dentro de uma empresa, geralmente o proprietário da MPE.

 

Jornada de Compra

A Jornada de Compra é o caminho que um potencial cliente percorre até se tornar cliente de fato. Trate-se de uma sequência de quatro etapas que consiste no aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração do fornecedor e decisão da compra.

 

Funil de Vendas

O funil de vendas é um modelo estratégico que representa as três etapas que o consumidor passa até se tornar cliente. Aqui, ele vai ajudar a definir a profundidade com a qual o tema será abordado.

 

Topo do Funil

São posts com conteúdos educativos relacionados aos serviços do escritório contábil, mas sem falar diretamente sobre sua oferta. O momento é de ajudar seu leitor a esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre um tema, como, por exemplo, oferecer um calendário das obrigações fiscais para as MPEs ou artigos sobre mudanças no recolhimento do ICMS.

 

Meio do Funil

Se o leitor se interessou pelos assuntos abordados e fez um cadastro em seu site para receber mais informações, ele muda de estágio e se torna um lead. Isso significa que ele é um cliente em potencial e agora precisa receber conteúdos regularmente para manter o relacionamento e fazê-lo perceber que há um problema a ser resolvido.

 

Fundo do Funil

Na última etapa, é a hora de mostrar como solucionar o problema da MPE, relacionando-os com os serviços prestados por seu escritório de forma mais direta. É possível oferecer, por exemplo, uma lista de todas as atividades que um empreendedor precisa fazer antes de abrir uma empresa (com os documentos necessários, valores das taxas, avisos importantes, entre outros) e falar que seu time é experiente no assunto e pode apoiar para que o processo aconteça sem erros.

 

Adotando as dicas acima, será possível construir uma notória autoridade sobre o assunto, e desenvolver leads qualificados para gerar mais oportunidades de negócios. Dessa forma, ficará muito mais simples mostrar o valor do profissional contábil.

O contador do futuro não precisa dispor de um orçamento vultuoso para investir em marketing contábil. Como você pôde perceber neste artigo, o marketing cabe como uma luva na realidade das empresas contábeis, porque ele nasce do conhecimento que o contador experiente tem e pode transmitir à sua audiência.

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