domingo, abril 28, 2024
Home > Artigos > Baixando contas de plano padrão

Baixando contas de plano padrão

O Plano de Contas registra as despesas e receitas de uma empresa. Os valores apontados no Plano de Contas são utilizados nas demonstrações contábeis, mostrando o impacto no Patrimônio da Empresa e auxiliando o gestor na tomada de decisões.

O módulo Contabilidade disponibiliza um Plano de Contas Padrão, que já vem com as contas contábeis cadastradas. Esse Plano de Contas adiantará o processo de cadastros no sistema, pois servirá de base para não seja necessário cadastrar o plano todo manualmente. Este plano, posteriormente, pode ser editado conforme a necessidade da empresa.

Siga esses passos:

Acesse o Menu Manutenção > Plano de Contas > Geral > Manutenção.

Clique na Função Extra 2 – Copia plano de Contas.

Em seguida é apresentada a tela com os dois tipos de Plano de Contas padrões do sistema.

O Plano de Contas Padrão – Geral (nova lei 2009) é um Plano de Contas completo, com 313 contas cadastradas. Nele constam cinco grupos de contas: Ativo, Passivo, Despesas, Receitas e Transitórias.

O Plano de Contas Simplificado é um Plano de Contas mais enxuto com 133 contas cadastradas. Nele constam 4 grupos de contas: Ativo, Passivo, Despesas e Receitas.

Preencha a data do cadastro do Plano de Contas e selecione OK.

Por fim, realizado este processo, o sistema demonstrará as Contas que estão disponíveis para receber os lançamentos contábeis.