sexta-feira, abril 19, 2024
Home > Notícias > Receita recebe declaração de Imposto de Renda a partir de hoje

Receita recebe declaração de Imposto de Renda a partir de hoje

O prazo para declarar o Imposto de Renda (IR), começa hoje (1º) e termina no dia 29 de abril. O programa gerador da declaração pode ser baixado no site da Receita Federal. O aplicativo do IR para dispositivos móveis (tables e smartphones) na versão Android para a Google Play deve ser liberado ainda hoje na loja virtual da empresa. A versão para IOS, foi enviada para a Apple e aguarda autorização.

Multa

Quem perder o prazo estará sujeito à multa de 1% do imposto por mês de atraso ou R$165,74. A multa máxima equivale a 20%.

Cônjuge

Os contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda, não precisa mais declarar os rendimentos de cônjuge. Bastará informar o CPF do marido ou da mulher, uma vez que a Recita Federal tem acesso às demais informações em seu banco de dados.

Dependentes

A Receita confirmou que os contribuintes terão de incluir na declaração o CPF dos dependentes a partir de 14 anos. Antes, a obrigatoriedade abarcava os dependentes com 16 anos ou mais, mas uma instrução normativa alterou a regra no início do ano.

Primeira vez que vai declarar Imposto de Renda? Veja quem declara, o que declarar, prazos e programas para declarar o Imposto de Renda (IR) de 2016.

imposto de renda

Deixe um comentário